Origens e distribuicoes das arterias mesentericas cranial e caudal em aves ( Gallus gallus, Linnaeus 1758 ) da linhagem Arbor Acres

Autores

  • Rogerio Fonseca Guimaraes Peres UFU
  • Frederico Ozanam Carneiro e Silva UFU
  • Elton Luiz Silva Rafael UFU

Palavras-chave:

Arterias mesentericas, Aves, Anatomia

Resumo

As artérias mesentéricas são importantes vasos responsáveis pela nutrição de grande parte do aparelho digestório. Estudou-se as origens e distribuições das artérias mesentéricas cranial e caudal em 30 aves da linhagem Arbor Acres, com idades variando de 7 a 8 semanas. Após a injeção dos sistemas arteriais das aves, via artéria isquiática direita, com solução aquosa corada de Neoprene Látex "450â€? à 50% e fixação em solução aquosa de formol à 10%, por no mínimo 48 horas, iniciou-se a dissecação, obtendo os seguintes resultados: a artéria mesentérica cranial emite as artérias ileocecal, 7 a 15 jejunais e de 2 a 7 ileais. A artéria mesentérica caudal emite um ramo cranial que envia de 5 a 9 ramos e outro caudal que emite de 2 a 5 ramos. O ramo cranial da artéria mesentérica caudal em todos os casos anastomosou-se com a artéria ileocecal. A maior parte do intestino delgado e cecos são irrigados pela artéria mesentérica cranial, enquanto que o reto e a cloaca são irrigados pela artéria mesentérica caudal. Esta artéria, pode também, emitir ramos à parte final do ceco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-24

Como Citar

FONSECA GUIMARAES PERES, R., OZANAM CARNEIRO E SILVA, F. e LUIZ SILVA RAFAEL, E., 2006. Origens e distribuicoes das arterias mesentericas cranial e caudal em aves ( Gallus gallus, Linnaeus 1758 ) da linhagem Arbor Acres. Bioscience Journal [online], vol. 21, no. 3. [Accessed27 julho 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6609.

Edição

Seção

Artigos