Niveis de resistencia a inseticidas organo-fosforados em populacoes de Leucoptera coffeella (Guer-Menev) (Lepidoptera: Lyonetiidae) de Minas Gerais

Autores

  • Berghem Morais Ribeiro UFV
  • Leonardo Coelho de Magalhaes UFV
  • Raul Narciso Carvalho Guedes UFV

Palavras-chave:

Chlorpyrifos, Disulfoton, Ethion, Bicho-mineiro do cafeeiro.

Resumo

Este trabalho objetivou estimar os níveis de resistência a três inseticidas organo-fosforados (chlorpyrifos, disulfoton e ethion) em quatro populações de Leucoptera coffeella oriundas dos municípios de Araguari, Cambuquira, Capelinha e Guiricema, no estado de Minas Gerais. O nível de resistência ao chlorpyrifos na população de Araguari não apresentou diferença significativa em relação a população padrão de susceptibilidade (Viçosa). Não houve diferença significativa do nível de resistência ao disulfoton encontrado na população de Capelinha. Em contraste, a população de Cambuquira possui baixo nível de resistência a disulfoton (5,09x) e as populações de Araguari e Guiricema apresentaram níveis moderados de resistência a este inseticida (10,63 e 12,09x respectivamente). Finalmente, as populações resistentes ao inseticida ethion foram as que apresentaram os maiores níveis de resistência, elevado para a população de Capelinha (107,21x) e muito elevado para a população de Araguari (2037,66x). UNITERMOS: Chlorpyrifos, Disulfoton, Ethion, Bicho-mineiro do cafeeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-03-28

Como Citar

RIBEIRO, B.M., DE MAGALHAES, L.C. e CARVALHO GUEDES, R.N., 2006. Niveis de resistencia a inseticidas organo-fosforados em populacoes de Leucoptera coffeella (Guer-Menev) (Lepidoptera: Lyonetiidae) de Minas Gerais. Bioscience Journal [online], vol. 19, no. 2. [Accessed23 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6455.

Edição

Seção

Artigos