ANÁLISE FATORIAL E ALFA DE CRONBACH NO ESTUDO DO CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES ACERCA DO HIV/AIDS: VALIDAÇÃO DE CONSTRUTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v39n0a2023-62735

Palavras-chave:

Acquired Immunodeficiency Syndrome, Adolescent, Sexually Transmitted Diseases, Validation study.

Resumo

Objetivo: Analisar a eficácia e as propriedades psicométricas do Questionário de Saberes, Atitudes e Práticas em sua aplicação com adolescentes. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal de validação de constructo. Foram selecionadas 10 perguntas do questionário supracitado, referentes ao conhecimento sobre HIV/aids, para posterior análise dos dados, o qual foi aplicado em 623 adolescentes que estavam cursando o ensino médio. O tratamento dos dados foi realizado no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 25.0® e pelo Stata 14.0. Resultados: A confiabilidade dos itens foi averiguada por meio do Alfa de Cronbach, onde a média de cada valor variou de 0,198 a 0,379. Também foi realizada análise fatorial para analisar a estrutura das correlações entre as variáveis. Os fatores resultantes foram: Estilo de vida/hábitos, atitudes preventivas, formas de transmissão endógenas e formas de transmissão exógenas. Conclusão: Constatou-se a confiabilidade da escala na população estudada, assegurando a qualidade do instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, R.A.A.S., et al. Conhecimento de adolescentes relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Revista Brasileira de Enfermagem. 2017, 70(5), 1087-1094. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0531

BOTTEGA, A., et al. Abordagem das Doenças Sexualmente Transmissíveis na Adolescência: revisão de literatura. Revista de Saúde Pública. 2016, 2016, 91-104. https://doi.org/10.5902/2236583421481

BRAZIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico - HIV Aids 2018. Available from: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-hivaids-2018

CANO, S.J. and HOBART, J.C. The problem with health measurement. Patient Preference and Adherence. 2011, 5, 279–290. https://doi.org/10.2147/PPA.S14399

CARVALHO, C.P., et al. Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar. Revista Portuguesa de Educação. 2017, 30(2), 249-274. https://doi.org/10.21814/rpe.9032

CORDEIRO, J.K.R., et al. Adolescentes escolares acerca das DST/AIDS: Quando o conhecimento não acompanha as práticas seguras. Revista de Enfermagem UFPE on line. 2017, 11(7), 2888-2896. https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9014

CUNHA, C.M. NETO, O.P.A. and STACKFLETH, R. Principais métodos de avaliação psicométrica da confiabilidade de instrumentos de medida. Revista de Atenção à Saúde. 2016, 14(49), 98-103. https://doi.org/10.13037/ras.vol14n49.3671

DOUBOVA, S.V., et al. Effects of an Internet-based Educational Intervention to Prevent High-risk Sexual Behavior in Mexican Adolescents. Health Education Research. 2017, 32(6), 487-498. https://doi.org/10.1093/her/cyx074

LEITE, S.S., et al. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018, 71(4), 1635-1641. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648

MOITA-NETO, J.M. Estatística multivariada: Uma visão didática-metodológica. Filosofia da Ciência, 2004.

MOSER, A.M.M. and TRAEBERT, J. Adaptação transcultural do questionário HIV/AIDS- Target Quality of Life para avaliação da qualidade de vida em pacientes com HIV/aids. Revista Ciência & Saúde Coletiva. 2011, 16, 1357-1362. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700070

OKAMOTO, C.T., et al. Perfil do Conhecimento de Estudantes de uma Universidade Particular de Curitiba em relação ao HPV e Sua Prevenção. Revista Brasileira de Educação Médica. 2016, 40(4), 611-620. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00532015

TENORIO, M.C.M., et al. Validação do perceived locus of causality questionnaire para avaliação da motivação nas aulas de educação física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 2019, 27(4), 156-167. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v27i4.9300

VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

JÉSSICA KELLY RAMOS CORDEIRO, SOUTO NÓBREGA, S.N., CASÉ DE OLIVEIRA, M.E., LIMA GOMES, L.G., ALMEIDA DE OLIVEIRA, T. e RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA, Ângelo G.., 2023. ANÁLISE FATORIAL E ALFA DE CRONBACH NO ESTUDO DO CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES ACERCA DO HIV/AIDS: VALIDAÇÃO DE CONSTRUTO. Bioscience Journal [online], vol. 39, pp. e39042. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v39n0a2023-62735. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/62735.

Edição

Seção

Ciências da Saúde