ANÁLISE FATORIAL E ALFA DE CRONBACH NO ESTUDO DO CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES ACERCA DO HIV/AIDS: VALIDAÇÃO DE CONSTRUTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v39n0a2023-62735Palavras-chave:
Acquired Immunodeficiency Syndrome, Adolescent, Sexually Transmitted Diseases, Validation study.Resumo
Objetivo: Analisar a eficácia e as propriedades psicométricas do Questionário de Saberes, Atitudes e Práticas em sua aplicação com adolescentes. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal de validação de constructo. Foram selecionadas 10 perguntas do questionário supracitado, referentes ao conhecimento sobre HIV/aids, para posterior análise dos dados, o qual foi aplicado em 623 adolescentes que estavam cursando o ensino médio. O tratamento dos dados foi realizado no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 25.0® e pelo Stata 14.0. Resultados: A confiabilidade dos itens foi averiguada por meio do Alfa de Cronbach, onde a média de cada valor variou de 0,198 a 0,379. Também foi realizada análise fatorial para analisar a estrutura das correlações entre as variáveis. Os fatores resultantes foram: Estilo de vida/hábitos, atitudes preventivas, formas de transmissão endógenas e formas de transmissão exógenas. Conclusão: Constatou-se a confiabilidade da escala na população estudada, assegurando a qualidade do instrumento.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R.A.A.S., et al. Conhecimento de adolescentes relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Revista Brasileira de Enfermagem. 2017, 70(5), 1087-1094. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0531
BOTTEGA, A., et al. Abordagem das Doenças Sexualmente Transmissíveis na Adolescência: revisão de literatura. Revista de Saúde Pública. 2016, 2016, 91-104. https://doi.org/10.5902/2236583421481
BRAZIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico - HIV Aids 2018. Available from: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-hivaids-2018
CANO, S.J. and HOBART, J.C. The problem with health measurement. Patient Preference and Adherence. 2011, 5, 279–290. https://doi.org/10.2147/PPA.S14399
CARVALHO, C.P., et al. Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar. Revista Portuguesa de Educação. 2017, 30(2), 249-274. https://doi.org/10.21814/rpe.9032
CORDEIRO, J.K.R., et al. Adolescentes escolares acerca das DST/AIDS: Quando o conhecimento não acompanha as práticas seguras. Revista de Enfermagem UFPE on line. 2017, 11(7), 2888-2896. https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9014
CUNHA, C.M. NETO, O.P.A. and STACKFLETH, R. Principais métodos de avaliação psicométrica da confiabilidade de instrumentos de medida. Revista de Atenção à Saúde. 2016, 14(49), 98-103. https://doi.org/10.13037/ras.vol14n49.3671
DOUBOVA, S.V., et al. Effects of an Internet-based Educational Intervention to Prevent High-risk Sexual Behavior in Mexican Adolescents. Health Education Research. 2017, 32(6), 487-498. https://doi.org/10.1093/her/cyx074
LEITE, S.S., et al. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018, 71(4), 1635-1641. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
MOITA-NETO, J.M. Estatística multivariada: Uma visão didática-metodológica. Filosofia da Ciência, 2004.
MOSER, A.M.M. and TRAEBERT, J. Adaptação transcultural do questionário HIV/AIDS- Target Quality of Life para avaliação da qualidade de vida em pacientes com HIV/aids. Revista Ciência & Saúde Coletiva. 2011, 16, 1357-1362. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700070
OKAMOTO, C.T., et al. Perfil do Conhecimento de Estudantes de uma Universidade Particular de Curitiba em relação ao HPV e Sua Prevenção. Revista Brasileira de Educação Médica. 2016, 40(4), 611-620. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00532015
TENORIO, M.C.M., et al. Validação do perceived locus of causality questionnaire para avaliação da motivação nas aulas de educação física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 2019, 27(4), 156-167. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v27i4.9300
VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jéssica Kelly Ramos Cordeiro, Waleska Fernanda Souto Nóbrega, Milena Edite Casé de Oliveira, Kedma Anne Lima Gomes, Tiago Almeida de Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.