Significados e práticas de saúde bucal: um estudo qualitativo com mães de crianças com deficiência

Autores

  • Késia Lara dos Santos Marques Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiana Sodré de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Larisse Paula de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Natália Martins Joaquim Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Silva Mendonca Universidade Federal de Uberlândia
  • Alessandra Maia de Castro Prado Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n2a2020-48259

Palavras-chave:

Oral Health, Disabled Children, Qualitative Research.

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer os significados e as práticas de saúde bucal de dez mães de crianças com deficiência de zero a três anos de idade. Foi utilizado o método qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, que foram gravadas, transcritas e analisadas pela Análise de Conteúdo Temático. Com relação aos cuidados de saúde bucal das mães, três relataram experiências difíceis e traumatizantes e três que não tiveram muito contato com o dentista na infância. Com relação às crianças, a idade da primeira visita ao dentista variou de três meses a dois anos e seis meses e o motivo desta consulta para sete crianças foi por encaminhamento médico ou da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Sete mães relataram que escovam os dentes de seus filhos pelo menos duas vezes ao dia e apenas duas citaram a importância de consultas periódicas com o dentista. Para duas mães, a saúde bucal significa ter um sorriso perfeito e para quatro ter higiene bucal. Metade das mães relacionaram a saúde bucal com a saúde geral. Todas relataram que a cárie dentária está relacionada com a dieta e com a falta de cuidado com a higiene bucal. Foi possível concluir que para este grupo de mães, a saúde bucal tem um significado importante e que as práticas de saúde bucal se baseiam em uma dieta saudável e a realização da escovação. Embora as mães de crianças com deficiência tenham apresentado atitudes positivas, em geral, os resultados indicaram um conhecimento limitado sobre saúde bucal. Os resultados evidenciam a importância de considerar o ponto de vista do participante, pois os dados de análise trazem maior proximidade com a realidade estudada. Mais estudos qualitativos devem ser conduzidos com o intuito de colaborar com a melhora da condição bucal das crianças com deficiência.

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Publicado

2020-02-11

Como Citar

MARQUES, K.L. dos S., OLIVEIRA, F.S. de, OLIVEIRA, L.P. de, JOAQUIM, N.M., MENDONCA, G.S. e PRADO, A.M. de C., 2020. Significados e práticas de saúde bucal: um estudo qualitativo com mães de crianças com deficiência. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 2, pp. 681–690. [Accessed26 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n2a2020-48259. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/48259.

Edição

Seção

Ciências da Saúde