Parâmetros agrônomicos e características morfoagronômicas de híbridos de milho geneticamente modificados comparados a híbridos de milho convencionais

Autores

  • Leandro Nogueira Ramos Universidade de Brasília
  • Nara Oliveira Silva Souza Universidade de Brasília
  • Michelle Souza Vilela Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n4a2020-47973

Palavras-chave:

Spodoptera frugiperda, Eventos transgênicos, Rendimento de grãos, Acamamaento de plantas, Zea mays

Resumo

Os objetivos foram estudar o comportamento de quinze híbridos pré-comerciais de milho, seus desempenhos agronômicos referentes à produtividade de grãos e os componentes diretos de produtividade, bem como suas características morfoagronômicas no Centro-Oeste do Brasil. Para tal, foram instalados dois experimentos nos municípios de Formosa-GO e Planaltina-DF no ano safra 2016/17, ambos constituídos por cinco plataformas de híbridos pré-comerciais de milho HPA252, HPB262, HPB621, HPB646 e HPD354. Cada plataforma foi constituída por três diferentes versões, convencional, transgênica que expressa à proteína Cry1F e transgênica que expressa as proteínas Cry1F e Cry1AB. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados com quatro repetições. A parcela experimental constituiu-se por quatro linhas de 5 metros, considerando-se úteis as duas linhas centrais. Estas, foram espaçadas de 0,75 metros e a densidade final foi de 5 plantas por metro. Após a colheita, os pesos das parcelas foram extrapolados para kg.ha-1 e a umidade foi padronizada em 14%. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste Tukey a 5%, utilizando-se o software Sisvar. O rendimento de grãos variou entre 8.381 e 12.908 kg.ha-1 e a produtividade média foi de 11.234 kg.ha-1. Os parâmetros avaliados foram divididos em dois grupos. Um com os parâmetros determinadores de produtividade de grãos, profundidade de grãos, peso de mil grãos, número de fileiras de grãos, número de grãos por fileira e produtividade de grãos e outro grupo dos parâmetros morfoagronômicos que interferem diretamente a resistência ao acamamento e quebramento de plantas, altura de plantas, altura de inserção de espiga e diâmetro médio de colmo. Não houve efeito direto dos transgenes nos híbridos avaliados em relação a produtividade de grãos. Sugere-se que as versões HPA252YH, HP621H e HP646H sejam descartadas, pois o desempenho de rendimento de grãos, quando comparados às suas respectivas contrapartes convencionais e transgênicas, foram insatisfatórias. Os parâmetros PG e P1000 mostraram-se mais efetivos para estimação de produtividade de grãos que NF e NG. Observou-se em HP621H, que além de menor produtividade de grãos, houve uma redução significativa do diâmetro de colmo, indicando uma possível redução da tolerância ao acamamento e/ou quebramento de plantas quando exposta a condições climáticas adversas como vendavais. Para a versão HPD354H, indica-se preferencialmente o lançamento da contraparte transgênica HPD354YH, pois a versão H teve uma redução significativa do diâmetro de colmo e também uma possível maior tolerância ao acamamento e/ou quebramento de plantas nas mesmas condições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

RAMOS, L.N., SOUZA, N.O.S. e VILELA, M.S., 2020. Parâmetros agrônomicos e características morfoagronômicas de híbridos de milho geneticamente modificados comparados a híbridos de milho convencionais. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 4, pp. 1156–1166. [Accessed24 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n4a2020-47973. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/47973.

Edição

Seção

Ciências Agrárias