Avaliação das propriedades mecânicas de materiais dentários liberadores de flúor após aplicação múltipla de recarga/descarga de flúor

Autores

  • Burak Gümüştaş Istanbul Medipol University
  • Elif Yaman Dosdoğru Yeditepe University
  • Sinan Güneysu Istanbul University

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n4a2020-47954

Palavras-chave:

Cimento de ionômero de vidro, Compômero, Ionômero de vidro modificado com resina, Liberação de flúor, Microdureza

Resumo

Este estudo teve como objetivo determinar as propriedades mecânicas de materiais dentários liberadores de flúor após um procedimento acelerado de recarga/descarga de flúor. Dois tipos de cimento de ionômero de vidro liberador de flúor (Ketac Molar Easymix e IonoStar Molar), um ionômero de vidro modificado por resina (Photac Fil Quick Aplicap) e dois compômeros (Compoglass F e Glasiosite) foram utilizados neste estudo. Um total de 30 amostras retangulares e 30 amostras de disco de cada material foram preparadas e colocadas em água destilada/deionizada (n = 5). A quantidade de fluoreto liberado foi analisada a partir dos materiais para descarga em 7 dias, 1ª recarga, descarga em 7 dias, 2ª recarga e descarga em 7 dias e 3ª recarga. A liberação de fluoreto pré e pós-recarga foi medida usando uma cromatografia de íons por 24 dias. A resistência à flexão e a microdureza de cada grupo foram avaliadas. A microdureza de todos os materiais restauradores não apresentou alteração significativa (p > 0,05) durante o período experimental. As propriedades de resistência à flexão dos materiais restauradores não mudaram no período do estudo. O estudo mostrou que a liberação/captação de flúor não afeta as propriedades mecânicas e físicas dos materiais dentários.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

GÜMÜŞTAŞ, B., YAMAN DOSDOĞRU, E. e GÜNEYSU, S., 2020. Avaliação das propriedades mecânicas de materiais dentários liberadores de flúor após aplicação múltipla de recarga/descarga de flúor. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 4, pp. 1461–1470. [Accessed24 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n4a2020-47954. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/47954.

Edição

Seção

Ciências da Saúde