Avaliação espaço-temporal das mudanças do uso e cobertura do solo e temperatura na região metropolitana da baixada santista

Autores

  • Laurizio Emanuel Ribeiro Alves Universidade Federal de Alagoas
  • Washington Luiz Félix Correia Filho Universidade Federal de Alagoas
  • Heliofábio Barros Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • José Francisco de Oliveira-Junior Universidade Federal de Alagoas
  • Fabio de Oliveira Sanches Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paulo Eduardo Teodoro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n5a2019-42272

Palavras-chave:

vegetation index, time series, urban heat island

Resumo

A Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) abriga uma das principais zonas portuárias do Brasil, o Porto de Santos. Devido ao grau de urbanização dessa região, o monitoramento dos parâmetros biofísicos torna-se fundamental. Desta forma, este estudo tem como objetivo i) estimar a Temperatura de superfície terrestre (Ts) da RMBS, seguido da identificação da formação de ICU e ii) relacionar a Ts e o NDVI da RMBS no período de 1986 a 2016, a partir das imagens do Landsat 5 e 8. A análise espacial foi baseada no Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), no sentido de verificar as condições da densidade e porte da vegetação a partir de cinco classes previamente estabelecidas (Corpo d’água, Malha urbana, Solo exposto e corredores viários, Substrato Arbustivo e Vegetação densa). Os mapas de NDVI indicam uma redução significativa na área de cobertura correspondente à classe vegetação densa, com o valor de cobertura de 91,7%. Por outro lado, a classe Malha urbana apresentou um aumento de 29,4%, resultantes da expansão urbana e da redução da cobertura verde na RMBS ao longo do período. Os mapas temáticos de Ts mostraram altos valores de temperatura, relacionados ao aumento da malha urbana e redução da precipitação. Além disso, houve um aumento de 8ºC na Ts nos últimos 30 anos, causados pelo avanço do desenvolvimento regional, associados à substituição do solo natural por materiais antrópicos e à redução da vegetação densa. Esses fatores resultaram no surgimento de ICU e sua intensificação a partir dos anos 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

ALVES, L.E.R., CORREIA FILHO, W.L.F., GOMES, H.B., OLIVEIRA-JUNIOR, J.F. de, SANCHES, F. de O. e TEODORO, P.E., 2019. Avaliação espaço-temporal das mudanças do uso e cobertura do solo e temperatura na região metropolitana da baixada santista. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 5, pp. 1438–1449. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n5a2019-42272. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42272.

Edição

Seção

Ciências Agrárias