Primeiro registro de Geoglossum fallax (Geoglossaceae, Ascomycota) na região do extremo sul da Bahia, nordeste do Brasil

Autores

  • Lorrane Rocha da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Jorge Luiz Fortuna Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n2a2020-42178

Palavras-chave:

Fungi Taxonomy, Earth Tongues, Geoglossomycetes

Resumo

Conhecido como “língua-da-terra”, o fungo Geoglossum fallax pertence à classe Geoglossomycetes e é tipicamente caracterizado por ascocarpo terrestre grande, escuro, variando de cor entre marrom-escuro a preto. Atualmente encontram-se incluídos na classe Geoglossomycetes os gêneros Geoglossum, Sarcoleotia, Thuemenidium e Trichoglossum. Os objetivos deste trabalho foram apresentar o primeiro registro da espécie G. fallax no extremo sul da Bahia, nordeste brasileiro, e descrever as principais características que permitiram sua identificação. Os espécimes foram encontrados em um gramado no Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), município de Teixeira de Freitas. Todo o material foi analisado macro e microscopicamente e identificado com base na literatura especializada. Lâminas e exsicatas dos espécimes foram depositadas na Micoteca do Laboratório de Biologia dos Fungos, Campus X da UNEB. A identificação de G. fallax confirma o primeiro registro desta espécie no extremo sul da Bahia e no nordeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-11

Como Citar

DA SILVA, L.R. e FORTUNA, .J.L.., 2020. Primeiro registro de Geoglossum fallax (Geoglossaceae, Ascomycota) na região do extremo sul da Bahia, nordeste do Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 2, pp. 602–605. [Accessed5 janeiro 2025]. DOI 10.14393/BJ-v36n2a2020-42178. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42178.

Edição

Seção

Ciências Biológicas