Efeitos do envelhecimento acelerado artificial nas propriedades ópticas de resinas compostas

Autores

  • Debora Cristina Barbosa Dantas Universidade Estadual Paulista
  • Ingrid Fernandes Mathias Universidade Estadual Paulista
  • Alessandra Bühler Borges Universidade Estadual Paulista
  • Carlos Rocha Gomes Torres Universidade Estadual Paulista
  • Taciana Marco Ferraz Caneppele Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n2a2018-39497

Palavras-chave:

Composites, Enamel, Aging, Color, Translucency, Fluorescence, Gloss

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do envelhecimento artificial ultravioleta na cor, fluorescência, brilho e translucidez de diferentes resinas compostas. Foram confeccionados setenta e cinco espécimes de
forma cilíndrica (6 mm de diâmetro e 1 mm de espessura) de quatro compósitos diferentes: Admira Fusion (VOCO), TPH3 (DENTSPLY), GrandioSO (VOCO) e Filtek ™ Z350 XT (3M / ESPE). As amostras de esmalte obtidas a partir de incisivos bovinos foram preparadas com as mesmas dimensões e utilizadas como grupo controle. As avaliações de cor, translucidez, fluorescência e brilho foram realizadas na primeira leitura e após o envelhecimento artificial. Os espécimes foram imersos em saliva artificial e submetidos ao envelhecimento artificial (luz UV por 300h). Os dados foram analisados usando ANOVA e teste post hoc de Tukey (α = 0,05). Após o envelhecimento, todos os espécimes apresentaram alterações significativas, principalmente para a resina Filtek ™ Z350 XT. A fluorescência diminuiu em todos os materiais e no esmalte. O brilho foi reduzido em todos os grupos, também, com taxas maiores para TPH3 e GrandioSO, que foi semelhante à redução do esmalte. A translucidez não apresentou diferença significativa em todos os materiais testados, embora tenha havido uma redução no esmalte. Após o envelhecimento artificial, os compósitos de resina ficaram mais escuros, menos fluorescentes, menos brilhosos e sem alteração na translucidez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

DANTAS, D.C.B., MATHIAS, I.F., BORGES, A.B., TORRES, C.R.G. e CANEPPELE, T.M.F., 2018. Efeitos do envelhecimento acelerado artificial nas propriedades ópticas de resinas compostas . Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 2, pp. 505–513. [Accessed8 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n2a2018-39497. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39497.

Edição

Seção

Ciências da Saúde