Infecção de células da ampola dos túbulos de malpighi de Bombyx mori pelo Alphabaculovirus

Autores

  • Marilucia Santorum Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Botucatu, São Paulo, Brasil
  • Célia Cristina Leme Beu Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil
  • Lucinéia Fátima Chasko Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil
  • Juliana Souza dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil
  • Daniela Carvalho dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • Rose Meire Costa Brancalhão Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-36800

Palavras-chave:

Baculovirus, Bombyx mori, Silkwor, Cytopathology, Lepidoptera, Excretory system

Resumo

Alphabaculovirus é um gênero de vírus entomopatogênico, cuja espécie Bombyx mori nucleopolyhedrovirus (BmNPV) infecta o bicho-da-seda, Bombyx mori, inseto importante na indústria sericícola. Um isolado geográfico do BmNPV foi identificado no estado do Paraná, Brasil, infectando lagartas de B. mori e vários órgãos e tecidos alvos foram identificados; entretanto, não há informações sobre a infecção do túbulo de Malpighi (TM). O TM compõe o sistema excretor de B. mori, atuando na eliminação de substâncias tóxicas e na homeostase hidroeletrolítica. Assim, o presente estudo, analisou a susceptibilidade e a citopatologia do TM de B. mori ao BmNPV. Para tanto, lagartas híbridas de 5° instar foram inoculadas com uma suspensão viral e em diferentes dias pós-inoculação (dpi), segmentos do TM foram coletados e subdivididos nas regiões da ampola, proximal, média e distal; sendo processados para análises em microscopias de luz e eletrônica de transmissão. As regiões do TM revelaram diferenças na susceptibilidade ao BmNPV e a ampola, na sua área de transição, foi infectada a partir do 6° dpi, já as demais regiões não revelaram quaisquer indícios de infecção. A área de transição da ampola, ainda não havia sido descrita em lepidópteros e sua citopatologia revelou  núcleo hipertrófico com viroplasma, seguido da formação e desenvolvimento dos poliedros virais, características comuns das infecções pelo Alphabaculovirus. Assim, a infecção da ampola do TM de B. mori ao BmNPV, somada a de outros alvos conhecidos, compromete o equilíbrio metabólico do inseto, com consequências na produção de seda e prejuízos ao setor sericícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

SANTORUM, M., BEU, C.C.L., RIBEIRO, L.F.C., SANTOS, J.S. dos, SANTOS, D.C. dos e BRANCALHÃO, R.M.C., 2017. Infecção de células da ampola dos túbulos de malpighi de Bombyx mori pelo Alphabaculovirus. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 3, pp. 703–712. [Accessed27 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n3-36800. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36800.

Edição

Seção

Ciências Biológicas