Melhoria da qualidade do solo e estudos de correlação para a produtividade e os atributos de produtividade em sistemas de plantio consorciado de sorgo e legumes

Autores

  • Muhammad Aamir Iqbal University of Poonch Rawalakot
  • Asif Iqbal University of Agriculture Faisalabad
  • Zahid Maqbool University of Poonch Rawalakot
  • Zahoor Ahmad Islamia University Bahawalpur
  • Essa Ali University of Poonch Rawalakot
  • Muzammil H. Siddiqui University of Poonch Rawalakot
  • Sajid Ali University of Punjab, Lahore

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n3a2018-36561

Palavras-chave:

Available nitrogen, Linear correlation, Mixed intercropping, Organic matter

Resumo

A restauração, a preservação e a sustentabilidade dos recursos agrícolas, incluindo o solo, exigem práticas agrícolas biologicamente e economicamente viáveis. Para aumentar as propriedades físico-químicas do solo de 2012 a 2015, três leguminosas, incluindo feijão-fradinho, guar e soja, foram consorciadas com sorgo nas proporções de mistura de 40-60, 75-25 e 100-100, enquanto que o sorgo puro foi mantido por comparação. Estudos de correlação também foram conduzidos para determinar a relação linear ou inversa entre atributos fisiológicos e agronômicos com a produtividade de forragem verde do sorgo. Os resultados revelaram que os sistemas consorciados não foram eficazes em afetar significativamente as propriedades físicas do solo, no entanto, soja e sorgo misturados na proporção de sementes 100-100 resultou no maior nitrogênio total e nitrogênio disponível, especialmente durante os últimos dois anos do estudo e foi seguido do plantio de sementes mistas de guar e sorgo (100-100 rácio de semente), enquanto a monocultura de sorgo parecia ser o sistema de agricultura mais exaustivo. A análise de regressão mostrou uma correlação linear entre todos os atributos agronômicos (contagem de plântulas, população de plantas na colheita, altura de planta, diâmetro de caule, número de folhas e área foliar por planta, peso fresco e seco por planta) e parâmetros de crescimento fisiológico (índice de área foliar e duração da área foliar, taxa de crescimento da cultura e taxa de assimilação líquida) com o rendimento de forragem do sorgo. Assim, a inclusão de leguminosas foi eficaz no aumento da fertilidade do solo, enquanto a inclusão de leguminosas a longo prazo por rotação de diferentes leguminosas é sugerida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Como Citar

IQBAL, M.A., IQBAL, A., MAQBOOL, Z., AHMAD, Z., ALI, E., SIDDIQUI, M.H. e ALI, S., 2018. Melhoria da qualidade do solo e estudos de correlação para a produtividade e os atributos de produtividade em sistemas de plantio consorciado de sorgo e legumes. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 3, pp. 565–576. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n3a2018-36561. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36561.

Edição

Seção

Ciências Agrárias