Crescimento e produção do girassol em função da natureza catiônica da água e nitrogênio

Autores

  • José Raimundo de Sousa Júnior Universidade Federal de Campina Grande
  • Geovani Soares de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Vera Lúcia Antunes de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Hans Raj Gheyi Universidade Federal de Campina Grande
  • Jônatas Raulino Marques de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Elysson Marcks Gonçalves Andrade Universidade Federal de Campina Grande
  • Lauriane Almeida dos Anjos Soares Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-36534

Palavras-chave:

Helianthus annuus L., Salt stress, Nitrogen fertilization

Resumo

No semiárido brasileiro é comum encontrar águas com elevadas concentrações salinas e com variação na sua composição catiônica. Neste sentido, objetivou-se com este trabalho, avaliar o crescimento e os
componentes de produção do girassol cv. BRS 324, em função da irrigação com água de diferentes salinidades e natureza catiônica associada a doses de nitrogênio, em experimento conduzido em vasos, sob condições abertas de campo, no município de Campina Grande, PB, no delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 5, com três repetições, sendo cinco tratamentos de salinidade e natureza catiônica da água - S (S1 - Testemunha; S2 - NaCl; S3 - CaCl2; S4 - KCl e S5 – NaCl+CaCl2+MgCl2) combinados com cinco doses de nitrogênio (50; 75; 100; 125 e 150 mg de N kg-1 de solo). Utilizou-se na irrigação, água com condutividade elétrica – CEa de 0,5 dS m-1 para a testemunha (S1) e 5,0 dS m-1 para os demais tratamentos. O crescimento e a produção do girassol cv. BRS 324 foram reduzidos quando a cultura é irrigada com água de condutividade elétrica de 5,0 dS m-1, independente da natureza catiônica da água; a adubação nitrogenada não atenuou os efeitos deletérios do estresse salino causado por irrigação com água de 5,0 dS m-1 sobre o girassol cv. BRS 324. Os métodos de comparação de médias através de contrastes e teste de Tukey foram eficientes e podem ser utilizados em conjunto para avaliar o crescimento e a produção de girassol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

SOUSA JÚNIOR, J.R. de, LIMA, G.S. de, LIMA, V.L.A. de, GHEYI, H.R., SOUSA, J.R.M. de, ANDRADE, E.M.G. e SOARES, L.A. dos A., 2017. Crescimento e produção do girassol em função da natureza catiônica da água e nitrogênio . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 3, pp. 581–591. [Accessed26 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n3-36534. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36534.

Edição

Seção

Ciências Agrárias