Memória de trabalho em crianças com desvio fonético e desvio fonológico
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-36470Palavras-chave:
Memory, Language Development Disorders, Speech DisordersResumo
verificar o desempenho de crianças com Desvio Fonológico e com Desvio Fonético nas habilidades de Memória de Trabalho - alça Fonológica com relação ao grupo comparativo. Métodos: participaram 81 crianças, entre cinco e seis anos, de ambos os sexos, que frequentavam o primeiro ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino. Foram divididas em três grupos, G1- crianças com Desvio Fonológico; G2- crianças com Desvio Fonético e G3- crianças sem alterações de fala ou linguagem (grupo comparativo). A Memória de Trabalho - alça Fonológica foi avaliada por meio da prova de Repetição de Palavras Sem Significado. Foram utilizados os testes estatísticos Kruskal-Wallis e Dunn´s Test, adotando-se como significante p<0,05. Resultados: o grupo G3 apresentou desempenho superior nas categorias silábicas de duas, três e quatro sílabas quando comparado aos grupos G1 e G2. Ao se comparar G1 e G2 observou-se desempenho superior do G2. Em todos os grupos evidenciou-se uma diminuição dos acertos com o aumento
da extensão das palavras. Conclusão: os déficits na habilidade de Memória de Trabalho - alça Fonológica foram observados nas crianças tanto com Desvio Fonológico quanto Fonético, porém as crianças com Desvio Fonológico obtiveram desempenho significativamente inferior. Os resultados sugerem a relação da Memória de Trabalho - alça Fonológica com o desenvolvimento da fala e da linguagem.
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