Memória de trabalho em crianças com desvio fonético e desvio fonológico

Autores

  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Carolina Carvalho Felippini Universidade de São Paulo
  • Patricia Aparecida Zuanetti Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Kelly Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Danielle Ramos Domenis Universidade Federal de Sergipe
  • Patricia Pupin Mandra Universidade de São Paulo
  • Marisa Tomoe Hebiara Fukuda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-36470

Palavras-chave:

Memory, Language Development Disorders, Speech Disorders

Resumo

verificar o desempenho de crianças com Desvio Fonológico e com Desvio Fonético nas habilidades de Memória de Trabalho - alça Fonológica com relação ao grupo comparativo. Métodos: participaram 81 crianças, entre cinco e seis anos, de ambos os sexos, que frequentavam o primeiro ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino. Foram divididas em três grupos, G1- crianças com Desvio Fonológico; G2- crianças com Desvio Fonético e G3- crianças sem alterações de fala ou linguagem (grupo comparativo). A Memória de Trabalho - alça Fonológica foi avaliada por meio da prova de Repetição de Palavras Sem Significado. Foram utilizados os testes estatísticos Kruskal-Wallis e Dunn´s Test, adotando-se como significante p<0,05. Resultados: o grupo G3 apresentou desempenho superior nas categorias silábicas de duas, três e quatro sílabas quando comparado aos grupos G1 e G2. Ao se comparar G1 e G2 observou-se desempenho superior do G2. Em todos os grupos evidenciou-se uma diminuição dos acertos com o aumento
da extensão das palavras. Conclusão: os déficits na habilidade de Memória de Trabalho - alça Fonológica foram observados nas crianças tanto com Desvio Fonológico quanto Fonético, porém as crianças com Desvio Fonológico obtiveram desempenho significativamente inferior. Os resultados sugerem a relação da Memória de Trabalho - alça Fonológica com o desenvolvimento da fala e da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

GUEDES-GRANZOTTI, R.B., FELIPPINI, A.C.C., ZUANETTI, P.A., SILVA, K., DOMENIS, D.R., MANDRA, P.P. e FUKUDA, M.T.H., 2017. Memória de trabalho em crianças com desvio fonético e desvio fonológico . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 3, pp. 763–768. [Accessed27 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n3-36470. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36470.

Edição

Seção

Ciências da Saúde