Conhecimento sobre hemotransfusão em unidade crítica de hospital de ensino

Autores

  • Rafaela Dagma Duarte Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Karla Fabiana Nunes da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Márcia Marques dos Santos Félix Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Jordânia Lumênia Tavares Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Fernanda Bonato Zuffi Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Maria Helena Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-36196

Palavras-chave:

Knowledge, Nursing team, Intensive Care Units, Blood transfusion

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem de unidade de terapia intensiva sobre hemotransfusão e identificar os fatores associados a tal conhecimento. Estudo observacional, analítico, não experimental, transversal, realizado nas unidades de terapia intensiva adulto de um hospital público, de ensino e grande porte, localizado em Minas Gerais. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento validado, do tipo checklist. Realizaram-se análise descritiva, cálculo de escores de conhecimento, teste t e correlação de Pearson. Participaram deste estudo 64 profissionais da equipe de enfermagem, sendo 73,4% técnicos em enfermagem, e 85,9% do sexo feminino. A média de idade foi 37,7 anos. Afirmaram ter recebido treinamento sobre hemotransfusão 93,8% dos profissionais; 76,6% referiram que procuravam se informar sobre o tema; e 100% referiram se sentir seguros durante a execução do procedimento. A média do escore geral de conhecimento foi de 52,8%. Os fatores associados ao conhecimento sobre hemotransfusão foram: categoria profissional enfermeiro, participação em capacitação e curso de aperfeiçoamento específico, possuir pós-graduação, número de hemotransfusões administradas por mês e tempo de atuação no setor. Evidenciou-se uma deficiência no conhecimento dos profissionais em relação à terapêutica transfusional. Isso reforça a necessidade de incrementar a oferta de capacitações, cursos de aperfeiçoamento, e educação continuada e permanente aos profissionais de enfermagem que atuam nas unidades críticas, tendo como foco a segurança do paciente e a qualidade do cuidado.

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Publicado

2017-05-24

Como Citar

DUARTE, R.D., SILVA, K.F.N. da, FÉLIX, M.M. dos S., TAVARES, J.L., ZUFFI, F.B. e BARBOSA, M.H., 2017. Conhecimento sobre hemotransfusão em unidade crítica de hospital de ensino. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 3, pp. 788–798. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n3-36196. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36196.

Edição

Seção

Ciências da Saúde