Fluxo de biomassa em cultivares de Brachiaria em ambiente tropical
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-34686Palavras-chave:
Leaf enation, Phyllocladaceae, Phyllochron, Structure (Source: CAB thesaurus)Resumo
O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar as características morfogenéticas de três cultivares de Brachiaria humidicola (common, Llanero e Tupi), submetido a pastejo contínuo, em quatro estações do ano.
Foi utilizado delineamento em blocos casualizados, com cinco repetições. As avaliações do volume de tecido vegetal foram realizadas no verão, outono, inverno e primavera, e as medidas foram tomadas a cada dois dias. Determinaram-se o comprimento da haste e o comprimento de cada lâmina de folha verde. Com essas determinações, foram calculados: taxa de alongamento (cm / perfilho / dia), taxa de alongamento foliar (cm / folha / dia), número de folhas vivas por perfilho e filocromo (dia / folha). A maior taxa de aparecimento de folhas foi obtida na grama Tupi no período de verão, e o menor aparecimento ocorreu no cultivar Llanero, durante o inverno. O menor filocromo (5,90 dias / folha) foi verificado no cultivar Tupi, no inverno, enquanto no cultivares Llanero e common o filocromo médio foi de 9,04 e 10,04 dias / folha, respectivamente. Devido ao efeito da transição, a partir da estação seca para o início das chuvas no verão, foi constatado que as maiores variações nos resultados dos diferentes cultivares, ocorreram nesta época. O cultivar, Llanero se destacou para os maiores valores da planta, resultante das maiores taxas de alongamento de caule e folhas. O cultivar Tupi teve o menor desempenho em comparação com os outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cláudia de Paula Rezende, Thasia Martins Macedo, José Marques Pereira, Ricardo Mazzotti Bellomi, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Luis Gabriel Alves Cirne, Camila Maida de Albuquerque Maranhão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.