Fluxo de biomassa em cultivares de Brachiaria em ambiente tropical

Autores

  • Cláudia de Paula Rezende Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
  • Thasia Martins Macedo Universidade Federal do Espirito Santo
  • José Marques Pereira Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
  • Ricardo Mazzotti Bellomi Universidade Federal da Bahia
  • Gleidson Giordano Pinto de Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Luis Gabriel Alves Cirne Universidade Federal de Roraima
  • Camila Maida de Albuquerque Maranhão Universidade estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-34686

Palavras-chave:

Leaf enation, Phyllocladaceae, Phyllochron, Structure (Source: CAB thesaurus)

Resumo

O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar as características morfogenéticas de três cultivares de Brachiaria humidicola (common, Llanero e Tupi), submetido a pastejo contínuo, em quatro estações do ano.
Foi utilizado delineamento em blocos casualizados, com cinco repetições. As avaliações do volume de tecido vegetal foram realizadas no verão, outono, inverno e primavera, e as medidas foram tomadas a cada dois dias. Determinaram-se o comprimento da haste e o comprimento de cada lâmina de folha verde. Com essas determinações, foram calculados: taxa de alongamento (cm / perfilho / dia), taxa de alongamento foliar (cm / folha / dia), número de folhas vivas por perfilho e filocromo (dia / folha). A maior taxa de aparecimento de folhas foi obtida na grama Tupi no período de verão, e o menor aparecimento ocorreu no cultivar Llanero, durante o inverno. O menor filocromo (5,90 dias / folha) foi verificado no cultivar Tupi, no inverno, enquanto no cultivares Llanero e common o filocromo médio foi de 9,04 e 10,04 dias / folha, respectivamente. Devido ao efeito da transição, a partir da estação seca para o início das chuvas no verão, foi constatado que as maiores variações nos resultados dos diferentes cultivares, ocorreram nesta época. O cultivar, Llanero se destacou para os maiores valores da planta, resultante das maiores taxas de alongamento de caule e folhas. O cultivar Tupi teve o menor desempenho em comparação com os outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

REZENDE, C. de P., MACEDO, T.M., PEREIRA, J.M., BELLOMI, R.M., CARVALHO, G.G.P. de, CIRNE, L.G.A. e MARANHÃO, C.M. de A., 2017. Fluxo de biomassa em cultivares de Brachiaria em ambiente tropical . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 3, pp. 644–651. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n3-34686. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/34686.

Edição

Seção

Ciências Agrárias