Avaliação da atividade fungitóxica de extratos vegetais sobre o crescimento micelial de fitopatógenos

Autores

  • Talita Pereira de Souza Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Gustavo de Lima Guimarães Universidade Federal São João Del Rei
  • Gil Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Tatiani Pereira de Souza Ferreira Coopter - Cooperativa de Trabalho Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural.
  • Tallyta Santos Teixeira Universidade Federal do Tocantins
  • Ryhára Dias Batista Universidade Federal do Tocantins.
  • Raiana Batista da Luz Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-33958

Palavras-chave:

Methanolic extract, Sclerotium rolfsii, Rhizoctonia solani, Fungitoxic activity.

Resumo

Apesar da produtividade do feijão comum no Tocantins ser economicamente favorável, o mesmo pode ser infectado por vários patógenos habitantes do solo, dentre as principais doenças encontra-se a mela e a podridão radicular causadas pelo fungo Rhizoctonia solani e a podridão do colo causada pelo fungo Sclerotium rolfsii. Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade fungitóxica dos extratos metanólicos de oito espécies vegetais sobre a inibição do crescimento micelial de Sclerotium rolfsii e Rhizoctonia solani. As atividades fungitóxicas foram realizadas perante a inibição do crescimento micelial por meio de ensaios in vitro, sendo os extratos aplicados nas concentrações de 250, 500, 1000, 2500 e 5000 µg ml-1 em meio de cultura BDA. Observou-se o efeito significativo dos fatores planta, concentração e também da interação destes sobre as atividades fungitóxicas. No entanto, alguns extratos não apresentaram inibição do crescimento micelial dos fitopatógenos estudados. Entre os que apresentaram maiores inibições encontra-se o extrato de Lantana trifolia, que inibiu o crescimento micelial do S. rolfsii em todas as concentrações, sendo o mesmo de 97% para a maior concentração. Já a concentração mais elevada do extrato metanólico de Piper amplum apresentou inibição de 83% sobre o crescimento micelial de S. rolfsii e 74% sobre o crescimento micelial de R. solani. Tais resultados evidenciam a potencialidade dos extratos metanólicos das folhas de Lantana trifolia e de Piper amplum no controle dos fitopatógenos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo de Lima Guimarães, Universidade Federal São João Del Rei

Professor Doutor permanente do Departamento de Química

Gil Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Diretor do Campus da UFT-Gurupi e Professor doutor do curso de Agronomia

Tatiani Pereira de Souza Ferreira, Coopter - Cooperativa de Trabalho Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural.

Mestre em Produção Vegetal pela UFT.

Tallyta Santos Teixeira, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - UFT

Ryhára Dias Batista, Universidade Federal do Tocantins.

Graduada em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - UFT.

Raiana Batista da Luz, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - UFT

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

FERREIRA, T.P. de S., GUIMARÃES, L.G. de L., DOS SANTOS, G.R., FERREIRA, T.P. de S., TEIXEIRA, T.S., BATISTA, R.D. e DA LUZ, R.B., 2017. Avaliação da atividade fungitóxica de extratos vegetais sobre o crescimento micelial de fitopatógenos . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 3, pp. 566–571. [Accessed25 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n3-33958. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/33958.

Edição

Seção

Ciências Agrárias