Ocorrência de ondas de calor no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e seu efeito na produção leiteira e consumo alimentar em bovinos

Autores

  • Carolina Cardoso Nagib Nascimento Universidade Estadual Paulista
  • Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento Universidade Federal de Uberlândia
  • Natascha Almeida Marques da Silva Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Objetivou-se estimar a produção leiteira e o consumo alimentar a partir da ocorrência de ondas de calor no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, MG por meio de um zoneamento bioclimático baseado no índice de Temperatura e Umidade (ITU). Para tanto foi elaborado um histórico de ocorrências de ondas de calor entre os anos de 2000 a 2010. O declínio na produção de leite (DPL) e a redução do consumo alimentar (RCA) foram simulados nas cidades em que foram identificados períodos de ondas de calor. Ituiutaba e Frutal apresentaram o maior número de ocorrência de ondas de calor por ano. Os DPLs e RCAs mostraram diferenças bioclimáticas entre as cidades de Uberaba, Ituiutaba e Frutal. As cidades com melhores condições bioclimáticas foram Sacramento e Patrocínio, pois apresentaram ITU fora da classificação de emergência, ITU noturno abaixo de 76 e ausência de ondas de calor. Portanto, a ocorrência de ondas de calor pode prejudicar a ingestão de alimentos e diminuir a produção leiteira demonstrando de forma mais efetiva o efeito do estresse térmico em vacas leiteiras na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-26

Como Citar

NASCIMENTO, C.C.N., NASCIMENTO, M.R.B. de M. e SILVA, N.A.M. da, 2014. Ocorrência de ondas de calor no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e seu efeito na produção leiteira e consumo alimentar em bovinos . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 5, pp. 1488–1495. [Accessed25 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22091.

Edição

Seção

Ciências Agrárias