Contenção farmacológica da jaguatirica, Leopardus pardalis, para coleta de sêmen, pela associação de tiletamina-zolazepam e xilazina

Autores

  • Renato Herdina Erdmann Universidade Federal do Paraná
  • Nei Moreira Universidade Federal do Paraná
  • Zalmir Silvino Cubas Itaipu Binacional
  • Wanderlei de Moraes Itaipu Binacional
  • Marcos José de Oliveira Itaipu Binacional
  • Marcisnei Luiz Zimmermann Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Robrigo Neca Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marcel Henrique Blank Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Helber Daniel Parchen Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

Foram avaliados os efeitos anestésicos da associação de cloridrato de tiletamina (7 mg/kg), cloridrato de zolazepam (7 mg/kg) e cloridrato de xilazina (1 mg/kg), doses calculadas para peso estimado, aplicados por via intramuscular profunda para a contenção farmacológica de machos de jaguatirica, (Leopardus pardalis. Linnaeus, 1758) (Felidae), submetidos à coleta de sêmen por eletroejaculação. Quatro animais foram anestesiados em quatro a cinco ocasiões diferentes, com intervalo mínimo de 30 dias, totalizando 17 procedimentos. Em algumas ocasiões, quando a contenção farmacológica inicial não propiciava segurança para a manipulação do animal, foi necessária a aplicação complementar de anestésicos, sendo então administrada 1/3 da dose inicial, fato necessário em apenas três (17,64%) do total de procedimentos. Após a administração das drogas, foram monitorados durante 80 minutos parâmetros como frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura retal, miorrelaxamento e nocicepção. O período de latência foi de 3,56±0,55 minutos após a injeção e o tempo para recuperação foi de 169,60±12,37 minutos. Não foi evidenciada diferença estatística (p>0,05) entre os animais e os momentos avaliados para reações dolorosas, miorrelaxamento, bem como para os parâmetros: frequências respiratória e cardíaca e temperatura retal. A associação de tiletamina-zolazepam e xilazina, nas doses de 7mg/kg e 1mg/kg respectivamente, proporcionou uma boa qualidade anestésica, curto período de latência, bom período anestésico hábil e com segurança para a realização do procedimento de eletroejaculação nas jaguatiricas, com boa qualidade do sêmen obtido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-13

Como Citar

ERDMANN, R.H., MOREIRA, N., CUBAS, Z.S., DE MORAES, W., DE OLIVEIRA, M.J., ZIMMERMANN, M.L., RIBEIRO, R.N., BLANK, M.H. e PARCHEN, H.D., 2013. Contenção farmacológica da jaguatirica, Leopardus pardalis, para coleta de sêmen, pela associação de tiletamina-zolazepam e xilazina . Bioscience Journal [online], vol. 29, pp. 1731–1737. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18003.

Edição

Seção

Ciências Biológicas