Desenvolvimento vegetativo, rendimento e composição do óleo essencial do patchouli submetido a diferentes doses de nitrogênio no plantio e manutenção

Autores

  • Andressa Giovannini Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Cicero Deschamps Universidade Federal do Paraná
  • Lilian Cristina Côcco Universidade Federal do Paraná
  • Agnes de Paula Scheer Universidade Federal do Paraná

Resumo

Neste trabalho avaliou-se o efeito da aplicação no plantio e na manutenção de diferentes doses de nitrogênio (30, 60, 90 e 120 Kg ha-1) no desenvolvimento do patchouli, bem como no rendimento e composição do óleo essencial. O experimento foi conduzido no município de Joinville-SC, de agosto de 2006 a maio de 2007, com delineamento em blocos ao acaso em parcelas subdivididas no tempo, com cinco repetições. Foram executados duas épocas de adubação para avaliação dos níveis de nitrogênio, após o plantio e após primeiro corte, na manutenção. Avaliou-se o acúmulo de massa seca foliar e de ramo, número e comprimento de ramos, área foliar da planta e rendimento e composição do óleo essencial. A aplicação de 98 Kg ha-1 de nitrogênio na manutenção proporcionaram maiores ganhos de massa seca foliar. Maior rendimento de óleo essencial foi obtido no segundo corte, após a adubação de manutenção. A composição do óleo essencial, aparentemente, não sofreu influência dos diferentes níveis de nitrogênio aplicados em ambas as épocas (plantio e manutenção). As médias do constituinte majoritário patchoulol variaram entre 45,66% e 49,54%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-02-20

Como Citar

COSTA, A.G., DESCHAMPS, C., CRISTINA CÔCCO, L. e SCHEER, A. de P., 2014. Desenvolvimento vegetativo, rendimento e composição do óleo essencial do patchouli submetido a diferentes doses de nitrogênio no plantio e manutenção . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 2, pp. 387–392. [Accessed31 agosto 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17977.

Edição

Seção

Ciências Agrárias