Produção animal, composição química e digestibilidade de forrageiras tropicais em sistema de integração lavoura-pecuária

Autores

  • Alexandre Krutzmann Universidade Estadual de Maringá
  • Ulysses Cecato Universidade Estadual de Maringá
  • Geraldo Tadeu Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Daniela Andressa Lino Universidade Estadual de Maringá
  • José Augusto Horst Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa e Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná (APCBRH/PARLPR)
  • Ossival Lolato Ribeiro Universidade Federal da Bahia

Resumo

Os objetivos neste trabalho foram avaliar a composição química, digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) em forrageiras tropicais implantadas sob métodos de plantio em sucessão a cultura da soja, bem como a produção e composição química do leite de vacas cruzadas. Utilizou-se pastos de Brachiaria ruziziensis implantados sob dois métodos de plantio em linha e sobressemeadura, assim como Brachiaria brizantha cv. Marandu, sob plantio em linha, ambos consorciados com Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia-1 e semeados em sucessão a cultura da soja nos meses de fevereiro/março de 2009. O período de pastejo teve início em 10/08/2009 e finalizado em 26/09/2009. As áreas pastoris foram manejadas em sistema de lotação contínua, para tal, foram utilizadas 24 vacas cruzadas Holandês x Zebu, com peso médio de 470 kg de PV, em um delineamento de blocos ao acaso, com oito vacas por tratamento. As frações lâminas foliares tinham em média teores de proteína, fibra em detergente neutro e digestibilidade in vitro de, 13,07, 58,68 e 58,95, respectivamente. Da mesma forma, a produção de leite não diferiu entre os tratamentos, apresentando valores médios de 9,13 kg/vaca.dia, com teores médios de gordura e proteína de 3,30% e 3,20%. Vacas cruzadas Holandês x Zebu, com potencial de produção de leite de até 10 kg por dia podem ser manejadas em pastos de B. ruziziensis e capim-marandu, consorciados com capim-tanzânia, quando implantados em sistema de integração lavoura-pecuária com taxa de lotação de 3,71 UA/ha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-02-20

Como Citar

KRUTZMANN, A., CECATO, U., SANTOS, G.T., LINO, D.A., HORST, J.A. e RIBEIRO, O.L., 2014. Produção animal, composição química e digestibilidade de forrageiras tropicais em sistema de integração lavoura-pecuária . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 2, pp. 491–501. [Accessed26 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15039.

Edição

Seção

Ciências Agrárias