Caracterização química e anatômica de folhas de tomilho provenientes de plantas submetidas a diferentes condições luminosas

Autores

  • Ana Paula Soares Pinto Salgado Universidade Federal de Lavras
  • Maria das Graças Cardoso Universidade Federal de Lavras
  • Evaristo Mauro de Castro Universidade Federal de Lavras
  • Samísia Maria Fernandes Machado Universidade Federal de Sergipe
  • Luiz Gustavo de Lima Guimarães Universidade Federal de Tocantins
  • Milene Aparecida Andrade Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Oliveira Passos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Várias espécies de plantas possuem capacidade de desenvolver folhas com anatomias distintas quando cultivadas em diferentes condições de luz, as quais influenciam diretamente o crescimento e o desenvolvimento das mesmas, causando alterações morfofisiológicas. Diante da falta de informação a respeito de como o fator ambiental interfere sobre a fisiologia do desenvolvimento e do metabolismo das plantas de Thymus vulgaris, este trabalho objetivou estudar os efeitos das intensidades luminosas de 100, 50 e 30%, na produção e no teor de timol de seu óleo essencial, em sua anatomia foliar e na produtividade de biomassa fresca. Maiores rendimentos de óleo essencial foram encontrados para os níveis de irradiância de 100 e 50%. Para as análises anatômicas observa-se que quanto maior o índice de irradiância maiores espessura do limbo foliar, do mesofilo e das faces adaxial e abaxial são alcançadas, resultando maior produção de biomassa fresca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

SALGADO, A.P.S.P., CARDOSO, M. das G., CASTRO, E.M. de, MACHADO, S.M.F., GUIMARÃES, L.G. de L., ANDRADE, M.A. e PASSOS, L.O., 2012. Caracterização química e anatômica de folhas de tomilho provenientes de plantas submetidas a diferentes condições luminosas . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 6, pp. 929–937. [Accessed23 dezembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13907.

Edição

Seção

Ciências Agrárias