Lucratividade em função do uso e índice de eficiência agronômica de fertilizantes fosfatados aplicados em pré-plantio de cana-de-açúcar

Autores

  • Gustavo Alves Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Robson Thiago Xavier de Sousa Universidade Federal de Uberlândia
  • Gaspar Henrique Korndörfer Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, no entanto, na maioria dos solos brasileiros, entre os macronutrientes essenciais às plantas de cana-de-açúcar, o fósforo é o maior limitante da sua produção, o que torna necessária a prática da adubação fosfatada. A característica mais importante da fonte fosfatada é a sua eficiência agronômica, a qual expressa sua capacidade de promover o maior acréscimo de rendimento por unidade de fósforo aplicado. O experimento foi conduzido na Usina Jalles Machado, no município de Goianésia-GO durante três anos agrícolas. Os tratamentos foram constituídos de cinco fertilizantes fosfatados, solúveis e insolúveis na dose equivalente a 300 kg ha-1 de P2O5. Os fertilizantes utilizados foram o superfosfato triplo, o monoamônio fosfato (MAP), o fosfato natural reativo de Arad, o fosfato natural de Itafós e o termofosfato magnesiano. O objetivo do trabalho foi calcular a eficiência agronômica de diferentes fertilizantes fosfatados aplicados em pré-plantio de cana-de-açúcar bem como o lucro gerado em função dessa operação e da produtividade obtida. O índice de Eficiência Agronômica (IEA) dos fertilizantes testados é satisfatório e em função disso, tais insumos podem ser utilizados na adubação fosfatada da cana-de-açúcar. A aplicação de fertilizantes fosfatados mostra-se como uma prática lucrativa para a cana-de-açúcar. As fontes insolúveis sofrem aumento no seu IEA com o passar dos anos de cultivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

SANTOS, G.A., DE SOUSA, R.T.X. e KORNDÖRFER, G.H., 2012. Lucratividade em função do uso e índice de eficiência agronômica de fertilizantes fosfatados aplicados em pré-plantio de cana-de-açúcar . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 6, pp. 846–851. [Accessed23 dezembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13202.

Edição

Seção

Ciências Agrárias