Sistema conservacionista e de manejo intensivo do solo no cultivo de cafeeiros na região do Alto São Francisco, MG: estudo de caso

Autores

  • Milson Evaldo Serafim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Geraldo César de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Alessandro Silva de Oliveira Empresa Agorpecuária Piumhi LTDA.
  • José Maria de Lima Universidade Federal de Lavras
  • Paulo Tácito Gontijo Guimarães Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Joyce Cristina Costa Empresa Agropecuária Piumhi LTDA.

Resumo

Amparado pelo melhoramento genético e a evolução dos tratos culturais, entre outros aspectos, a cafeicultura no Brasil se expandiu para a região do Cerrado, superando as limitações de déficit hídrico e a baixa fertilidade natural dos solos desta região. A evolução dos sistemas produtivos tem sido uma constante, visando aumentar os rendimentos sob a ótica da nova ordem de conservação dos recursos naturais. Com esta motivação, surgiu um sistema conservacionista e de manejo intensivo de cultivo de cafeeiros, que foi desenvolvido e vem sendo praticado na região fisiográfica do Alto São Francisco, MG, em propriedades dos municípios de São Roque de Minas, Vargem Bonita e Piumhi, além de outras regiões nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Esse sistema é caracterizado pela aplicação de altas doses de gesso, cultivo de braquiária na entrelinha, plantio semiadensado, sulco de plantio profundo, plantio antecipado, variedades de porte baixo, uso de tração animal e rigoroso controle do estado nutricional das plantas. O sistema de cultivo intensivo destaca-se por ter sido capaz de operacionalizar boas práticas de manejo, permitindo executá-las de forma rotineira dentro do leque de atividades requeridas pela cafeicultura. áreas de Cambissolo e Latossolo com lavouras de cinco e dez anos, respectivamente, sob esse sistema, têm apresentado bons resultados. O crescimento radicular profundo, superior a dois metros, tem sido uma constante nas lavouras adultas. O bom aspecto visual das lavouras e a produtividade média de 49 sacas por hectare reforçam os bons resultados do sistema. Tecnicamente, o sistema é positivo, economicamente, no entanto, ainda faltam estudos complementares para produtores de diferentes níveis tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-22

Como Citar

SERAFIM, M.E., DE OLIVEIRA, G.C., DE OLIVEIRA, A.S., DE LIMA, J.M., GUIMARÃES, P.T.G. e COSTA, J.C., 2011. Sistema conservacionista e de manejo intensivo do solo no cultivo de cafeeiros na região do Alto São Francisco, MG: estudo de caso . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 6, pp. 964–977. [Accessed23 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12521.

Edição

Seção

Ciências Agrárias