Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado
Keywords:
neurofisiologia, modelos tridimensionais, aprendizado, didáticaAbstract
O estudo das vias e estruturas do sistema neural apresenta seria dificuldade para o aprendizado dos discentes da area da saude, principalmente nos estudos neurofisiologicos e neuranatomicos. Para minimizar as dificuldades da observaçao de peças anatomicas, que nem sempre estao a disposição nas varias faculdades e que, quando presentes, seu pequeno tamanho e inadequado preparo impedem uma observaçao mais acurada foi realizada a construçao de modelos neuranatomicos voltados para o estudo das vias e estruturas de dificil acesso no sistema neural central e periferico pelos discentes do terceiro periodo do curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas Pitagoras de Montes Claros - MG nos dois semestres do ano de 2004. O objetivo foi de propiciar a aquisiçao de conhecimento atraves de trabalhos manuais e minimizar os efeitos estressantes de tao somente leitura e observaçao de aulas expositivas. Visando um custo reduzido os modelos foram confeccionados com madeiras cortadas com uma serra tico-tico, tintas para tecidos, barbantes e arames. Uma vez finalizado o trabalho, realizou-se um seminario para a apresentação dos varios modelos. Os modelos tridimensionais aumentados permitiram melhor estudo das areas neurais microscopicas e sua confecçao facilitou e motivou os discentes no estudo da disciplina de neurofisiologia efetivando uma forma mais ousada de ensino com a colaboraçao dos discentes no processo de ensino-aprendizado, exercendo um efeito reforçador na melhor preparaçao do professor para o ensino, alem de contribuir para evitar o sacrificio de animais de laboratorio.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-03-06
How to Cite
AVERSI-FERREIRA, T.A., MONTEIRO, C.A., MAIA, F.A., GUIMARÃES, A.P.R.C. and CRUZ, M.R., 2008. Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado. Bioscience Journal [online], vol. 24, no. 1. [Accessed22 November 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6750.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2008 Tales Alexandre Aversi-Ferreira, Cláudia Aline Monteiro, Fernanda Alves Maia, Ana Paula Rodrigues Corrêa Guimarães, Magna Rosane Cruz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.