Desempenho agronômico de genótipos de mandioca provenientes do cultivo in vitro de ápices caulinares submetidos à limpeza clonal

Autores

  • Mariane de Jesus da Silva de Carvalho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Eder Jorge de Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Antônio da Silva Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Luziane Brandão Alves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Marcela Tonini Venturini Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n5a2017-36585

Palavras-chave:

Manihot esculent Crantz, In vitro cultivation, Clonal cleaning, Starch production

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho agronômico de genótipos de mandioca provenientes do cultivo in vitro de ápices caulinares para eliminação da doença couro de sapo (Cassava frogskin disease, CFSD), em relação a diversas características de raiz e da parte aérea. Para isso, foram utilizadas plantas de mandioca dos acessos BGM0315, BGM0464 e BGM0841 cultivadas em casa de vegetação após a limpeza clonal. Inicialmente, foram utilizadas manivas de plantas adultas infectadas com couro de sapo. Essas manivas foram submetidas a concentrações de tetraciclina (0, 5, 10 e 15 mg L-1) por 3 minutos. Posteriormente, foram mantidas em câmara climatizada (35 ± 1°C e fotoperíodo de 16 horas). Brotos foram desinfestados para excisão de ápices caulinares (0,2 mm e 0,4 mm) e inoculados em meio de cultura contendo as mesmas concentrações de tetraciclina empregadas nas manivas. Aos 60 dias de cultivo, os explantes foram transferidos para meio sem antibiótico, 30 dias após foram aclimatizadas por um período de 70 dias para posterior plantio em campo. Aos sete meses após o plantio realizou-se a avaliação agronômica para características de raiz e parte aérea. Não houve influência do tamanho do ápice caulinar isoladamente nas características agronômicas avaliadas, enquanto que a adição de tetraciclina no meio de cultura, especificamente nas concentrações de 5 e 15 mg L-1, foi favorável ao desenvolvimento do sistema radicular das plantas no campo. Os resultados evidenciaram que o desempenho agronômico de plantas de mandioca provenientes do cultivo in vitro são elevados para produção de material propagativo básico para os ciclos seguintes de produção, bem como para produção de raízes para uso comercial com consequente geração de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

DE CARVALHO, M. de J. da S., OLIVEIRA, E.J. de, SOUZA, A. da S., ALVES, L.B. e VENTURINI, M.T., 2017. Desempenho agronômico de genótipos de mandioca provenientes do cultivo in vitro de ápices caulinares submetidos à limpeza clonal. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 5, pp. 1144–1154. [Accessed8 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n5a2017-36585. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36585.

Edição

Seção

Ciências Agrárias