Distribuição do Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) e Aedes albopictus (Skuse, 1894) díptera culícidae em diferentes criadouros no município de Assis Chateaubriand-PR, Brasil

Autores

  • Edmar da Silva Oliveira Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense
  • Carlos Donizete dos Santos Biazoto Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A dengue tornou-se um grande problema de saúde pública nas últimas décadas, sendo fundamental o estudo dos principais criadouros dos culícideos com destaque para as espécies do Ae. aegypti e Ae. albopictus, cujas as fêmeas utilizam os recipientes como criadouros para oviposição. O objetivo do trabalho é avaliar a distribuição do Ae. aegypti e Ae. albopictus em diferentes criadouros no perímetro urbano do município de Assis Chateaubriand-PR. A metodologia aplicada foi através de revisão bibliográfica do assunto, caracterização da área, divisão operacional em ciclos de estudos, levantamento dos criadouros por meio de visitas periódicas nos imóveis inspecionando os recipientes, coleta de amostras. Foram vistoriados 4.208 imóveis, com a coleta de 36 amostras, sendo considerados positivos 30 imóveis com presença do Ae. aegytpi e 5 imóveis com Ae. albopictus; os tipos de criadouros significativos para ambas as espécies foram classificados em B (Vasos/frascos com água, prato, garrafas, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais) e D2 ( lixo), com uma grande predominância da espécie do Ae. aegypti sobre o Ae. albopictus, devido a expressiva capacidade ecológica de adaptação aos variados tipos de recipientes. O conhecimento do tipo de criadouros preferíveis por ambas às espécies contribui para o desenvolvimento de campanhas educativas na eliminação de recipientes encontrados com água nos imóveis, que poderiam tornar-se potenciais focos, prevenindo e controlando os vetores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

OLIVEIRA, E. da S. e BIAZOTO, C.D. dos S., 2012. Distribuição do Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) e Aedes albopictus (Skuse, 1894) díptera culícidae em diferentes criadouros no município de Assis Chateaubriand-PR, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 6, pp. 1051–1060. [Accessed27 julho 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13802.

Edição

Seção

Ciências da Saúde