Estabilidade e adaptabilidade da produtividade e da reação a insetos de solo em genótipos experimentais e comerciais de batata-doce

Authors

  • Horllys Gomes Barreto Universidade Federal de Lavras
  • Luniara Bastos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Gilberto Íris Sousa de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Gil Rodrigues do Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Rodrigo Ribeiro Fidelis Universidade Federal do Tocantins
  • Márcio Antônio da Silveira Universidade Federal do Tocantins
  • Ildon Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

Abstract

O objetivo desse trabalho foi estimar a adaptabilidade e estabilidade de genótipos batata-doce em três ambientes na região Centro-Sul do Estado do Tocantins. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com três repetições e dezoito tratamentos, sendo quatro cultivares e quatorze genótipos experimentais. Cada parcela teve dez plantas, sendo avaliado a produtividade (t ha-1) e a reação a incidência de danos causados por insetos de solo (através de uma escala de nota). Para cada característica foi estimada a estabilidade a adaptabilidade fenotípica pela metodologia proposta por Lin e Binns (1988) e Carneiro (1998). Para produtividade os genótipos BD#52; BD#112 e BD#58 foram identificados como superiores em relação aos demais, sendo os mais adaptados aos ambientes favoráveis de avaliação. Por sua vez os genótipos BD#22; BD#58 e BD#106 foram os mais adaptados a ambientes favoráveis para incidência de insetos de solos. Os genótipos BD#22; BD#58 e BD#106 foram os mais adaptados a ambientes desfavoráveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-10-31

How to Cite

BARRETO, H.G., SANTOS, L.B., OLIVEIRA, G. Íris S. de, SANTOS, G.R. do, FIDELIS, R.R., SILVEIRA, M.A. da and NASCIMENTO, I.R. do, 2011. Estabilidade e adaptabilidade da produtividade e da reação a insetos de solo em genótipos experimentais e comerciais de batata-doce . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 5, pp. 739–747. [Accessed24 February 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8254.

Issue

Section

Agricultural Sciences