Aspectos anatômicos e patológicos da neuralgia do trigêmeo: uma revisão da literatura para estudantes e profissionais da saúde

Authors

  • Eloá Borges Luna Universidade Federal Fluminense
  • Luiz Felipe Almeida Graça Universidade Federal Fluminense
  • Daniela Cristina de Oliveira Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Fausto Bérzin Universidade Estadual de Campinas
  • Zenon Silva Universidade Federal de Goiás
  • Gilmar da Cunha Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabio Franceschini Mitri Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

O nervo trigêmeo é considerado um nervo misto, com fibras aferentes (sensitivas) e eferentes (motoras), sendo as sensitivas responsáveis por um quadro neurológico conhecido como neuralgia do trigêmeo. O objetivo deste trabalho é relacionar aspectos anatômicos do nervo trigêmeo com os sinais e sintomas da neuralgia, esclarecendo a incidência, etiologia e tratamento, através de uma ampla revisão da literatura. A neuralgia trigeminal é caracterizada por dores muito fortes e repentinas, na região de distribuição de um dos ramos do nervo trigêmeo, desencadeadas por leve toque em pontos específicos na pele da face. Geralmente é unilateral, mais freqüente nas mulheres, a partir da quarta década de vida, e atinge principalmente o ramo mandibular do nervo trigêmeo. A causa, muitas vezes, é desconhecida, mas pode estar relacionada com acidentes ou variações anatômicas até tumores. O tratamento é complexo devido à dificuldade de identificação dos mecanismos desencadeantes. O amplo conhecimento da anatomia do nervo trigêmeo, associado à anamnese do paciente, sinais e sintomas da patologia, é indispensável para o diagnóstico diferencial e tratamento adequado desta patologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-09-01

How to Cite

LUNA, E.B., GRAÇA, L.F.A., SILVA, D.C. de O., BÉRZIN, F., SILVA, Z., SOUZA, G. da C. and MITRI, F.F., 2010. Aspectos anatômicos e patológicos da neuralgia do trigêmeo: uma revisão da literatura para estudantes e profissionais da saúde . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 4, pp. 661–674. [Accessed16 July 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7138.

Issue

Section

Health Sciences