Aspectos anatômicos e patológicos da neuralgia do trigêmeo: uma revisão da literatura para estudantes e profissionais da saúde

Authors

  • Eloá Borges Luna Departamento de Morfologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.
  • Luiz Felipe Almeida Graça Departamento de Morfologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.
  • Daniela Cristina de Oliveira Silva Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas.
  • Fausto Bérzin Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas.
  • Zenon Silva Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás (Catalão)
  • Gilmar da Cunha Sousa Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Biomédicas
  • Fabio Franceschini Mitri Departamento de Morfologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

Keywords:

Anatomia do Nervo Trigêmeo, Neuralgia Trigeminal, Dor Neuropática, Dor Orofacial.

Abstract

O nervo trigêmeo é considerado um nervo misto, com fibras aferentes (sensitivas) e eferentes (motoras), sendo as sensitivas responsáveis por um quadro neurológico conhecido como neuralgia do trigêmeo. O objetivo deste trabalho é relacionar aspectos anatômicos do nervo trigêmeo com os sinais e sintomas da neuralgia, esclarecendo a incidência, etiologia e tratamento, através de uma ampla revisão da literatura. A neuralgia trigeminal é caracterizada por dores muito fortes e repentinas, na região de distribuição de um dos ramos do nervo trigêmeo, desencadeadas por leve toque em pontos específicos na pele da face. Geralmente é unilateral, mais freqüente nas mulheres, a partir da quarta década de vida, e atinge principalmente o ramo mandibular do nervo trigêmeo. A causa, muitas vezes, é desconhecida, mas pode estar relacionada com acidentes ou variações anatômicas até tumores. O tratamento é complexo devido à dificuldade de identificação dos mecanismos desencadeantes. O amplo conhecimento da anatomia do nervo trigêmeo, associado à anamnese do paciente, sinais e sintomas da patologia, é indispensável para o diagnóstico diferencial e tratamento adequado desta patologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gilmar da Cunha Sousa, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Biomédicas

Prof. da Disciplina de Anatomia Humana na Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Doutor pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP-UNICAMP. Linhas de pesquisa: Anatomia Humana, Anatomia Comparada e Eletromiografia.

Published

2010-06-21

How to Cite

LUNA, E.B., GRAÇA, L.F.A., SILVA, D.C. de O., BÉRZIN, F., SILVA, Z., SOUSA, G. da C. and MITRI, F.F., 2010. Aspectos anatômicos e patológicos da neuralgia do trigêmeo: uma revisão da literatura para estudantes e profissionais da saúde . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 4. [Accessed21 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7138.

Issue

Section

Health Sciences