Comportamento de genótipos de trigo cultivados nos cerrados do Brasil central, em diferentes municípios do estado de Minas Gerais

Authors

  • Cleyton Batista de Alvarenga MSc Universidade Federal de Uberlândia
  • Joaquim Soares Sobrinho EMBRAPA SNT- Trigo
  • Paulimar Batista de Alvarenga

Keywords:

Cultivares, Linhagens, Trigo, Cerrado

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade de genótipos de trigo (Triticum aestivum L.), quanto ao rendimento de grãos em três ambientes de Minas Gerais. Foram avaliados vinte e três genótipos, sendo três testemunhas, quinze linhagens e cinco cultivares obsoletas. Os experimentos foram realizados no ano agrícola de 2006, nos seguintes locais: Perdizes, Coromandel e Unaí; o delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições. As semeaduras foram realizadas nas datas 27 e 28 de maio de 2006 em Coromandel e Perdizes respectivamente e 06 de junho de 2006 em Unaí. As colheitas foram realizadas nos dias 01, 04, e 06 de outubro de 2006 em Coromandel, Perdizes e Unaí respectivamente. Os resultados observados permitem concluir que o melhor ambiente sob irrigação para a expressão da característica rendimento do trigo foi Coromandel, isso provavelmente se deve às temperaturas mais amenas predominantes neste local, resultante de sua maior altitude. Em Perdizes, Coromandel e Unaí, os melhores genótipos foram respectivamente as linhagens CPAC 97101; PF 91627 e a testemunha BRS 207.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-10-30

How to Cite

BATISTA DE ALVARENGA, C., SOARES SOBRINHO, J. and BATISTA DE ALVARENGA, P., 2009. Comportamento de genótipos de trigo cultivados nos cerrados do Brasil central, em diferentes municípios do estado de Minas Gerais . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 5. [Accessed2 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6991.

Issue

Section

Agricultural Sciences