Crescimento de tomateiro após tratamento de mudas com Bacillus subtilis e Carbofuran / Growth of tomato after treatment of plants with Bacillus subtilis and carbofuran

Authors

  • Fábio Fernando de Araújo
  • Marlon Henrique Marquezi de Carvalho

Abstract

O presente trabalho teve como finalidade avaliar parâmetros relacionados com o crescimento e produção de tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.) submetidos à ação da rizobactéria Bacillus subtilis. A hipótese testada foi a de que Bacillus subtilis produz antibióticos e hormônios vegetais podendo assim propocionar antagonismos a fitopatógenos de solo e alterar o crescimento da planta. Para avaliar esta hipótese foi desenvolvido em casa de vegetação um experimento durante 85 dias com cultivo de tomate tratado com B. subtilis. As plantas foram tratadas com Bacillus subtilis e carbofuran efetivados pela adição dos produtos diretamente no solo na região em volta do caule do tomateiro no momento do transplante das mudas. Para avaliação do crescimento das plantas foi medida a altura das plantas aos 40 e 70 dias de condução do experimento. A avaliação de produtividade foi efetuada mediante contagem de pendões florais, número e peso de frutos maduros aos 85 dias. O tratamento com Bacillus subtilis aumentou a massa fresca da parte aérea e produção de frutos, mas reduziu a massa fresca de raízes quando comparado com a testemunha. Foi observado também o aumento de frutos maduros no tratamento com a rizobactéria, podendo com isto ser sugerido que B. subtilis atuou como biorregulador de crescimento em tomate.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fábio Fernando de Araújo

Docente da faculdade de ciências agrárias da UNOESTE, doutor em proteção de plantas pela UNESP.

Published

2009-08-26

How to Cite

ARAÚJO, F.F. de and CARVALHO, M.H.M. de, 2009. Crescimento de tomateiro após tratamento de mudas com Bacillus subtilis e Carbofuran / Growth of tomato after treatment of plants with Bacillus subtilis and carbofuran. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 4. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6953.

Issue

Section

Agricultural Sciences