Produção de fitomassa de diferentes espécies, isoladas e consorciadas, com potencial de utilização para cobertura do solo

Authors

  • Luiz Antonio Silva Menezes Cefet-Rio Verde
  • Wilson Mozena Leandro UFG
  • Juarez Patricio de Oliveira Júnior UFG
  • Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira Embrapa_Algodao
  • João das Graças Santana Cefet-Rio Verde
  • Rosana Gonçalves Barros UEG

Keywords:

Biomassa, Leguminosas, Adubos verdes.

Abstract

O sistema de plantio direto constitui uma alternativa para atingir a sustentabilidade da agricultura. Uma premissa para sua aplicação, sob as condições agroecológicas do cerrado, é a produção de fitomassa para propiciar uma boa cobertura do solo. Com o objetivo de avaliar a produção de fitomassa de diferentes coberturas de solo, isoladas e consociadas foi instalado um experimento, na Fazenda Experimental do Campus II da UFG, no município de Goiânia-GO na safra 2002/2003, num Latossolo Vermelho, textura argilosa distroférrico. Após 90 dias de desenvolvimento vegetativo as plantas foram cortadas rente ao solo e pesadas após secagem a peso constante (massa de matéria seca). Das coberturas isoladas as que proporcionaram maiores produções de fitomassa seca foi o Sorgo graífero, seguido do Capim-pé-de-galinha, crotalária e Braquiária. A consorciação Milheto + Crotalária proporcionou incremento na produção de fitomassa (maior que as espécies isoladas).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-02-27

How to Cite

ANTONIO SILVA MENEZES, L., MOZENA LEANDRO, W., PATRICIO DE OLIVEIRA JÚNIOR, J., CUNHA DE BARCELLOS FERREIRA, A., DAS GRAÇAS SANTANA, J. and GONÇALVES BARROS, R., 2009. Produção de fitomassa de diferentes espécies, isoladas e consorciadas, com potencial de utilização para cobertura do solo. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 1. [Accessed29 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6657.

Issue

Section

Artigos