Degradabilidade e digestibilidade de híbridos de milho em função do estádio de colheita, tamanho de partícula e processamento por meio do esmagamento na ensilagem

Authors

  • Marco Aurélio Factori Universidade Estadual Paulista
  • Ciniro Costa Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Roberto de Lima Meirelles Universidade Estadual Paulista
  • Joao Paulo Franco da Silveira Universidade Estadual Paulista
  • Marina Gabriela Berchiol da Silva Universidade Estadual Paulista

Abstract

O objetivo do presente estudo foi avaliar a degradabilidade ruminal da matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e amido e a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) da silagem de híbridos de milho em função de duas texturas, três estádios de colheita, três tamanhos de partículas e processamento por meio do esmagamento. Após colheita e picagem, parte do material foi esmagado sendo posteriormente ensilados e vedados por 45 dias. Após a abertura dos silos, analisou-se a degradabilidade ruminal no tempo de incubação de 20 horas por meio da técnica in situ macro bag. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas. A degradabilidade da MS foi influenciada apenas pelo efeito dos estádios de colheita utilizados. A degradabilidade da PB apresentou interação entre os fatores processamento e tamanho de partícula (Tp), observando aumento desta degradação em função do processamento. Para a degradação da FDN houve interação dos fatores, híbrido e processamento, sendo semelhante para a degradação do amido. A DIVMS foi influenciada pelos efeitos de híbrido, estádio, Tp e processamento. Pode-se concluir que foram maiores os benefícios com o uso do processamento associado a estádios mais avançados de colheita, em maiores granulometrias.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-30

How to Cite

FACTORI, M.A., COSTA, C., MEIRELLES, P.R. de L., DA SILVEIRA, J.P.F. and SILVA, M.G.B. da, 2014. Degradabilidade e digestibilidade de híbridos de milho em função do estádio de colheita, tamanho de partícula e processamento por meio do esmagamento na ensilagem . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 882–891. [Accessed8 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19855.

Issue

Section

Agricultural Sciences