QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE PONTOS DE VENDA E ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ALIMENTOS DE RUA COMERCIALIZADOS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Authors

  • Isabella Lopes Nonato Universidade Federal de Uberlândia
  • Vivian Reis e Silva Fonseca Consultora Nacional do Programa Alimento Seguro
  • Josiane Gonçalves da Paz Universidade Federal de Uberlândia
  • Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini Universidade Federal de Uberlândia
  • Grazieli Benedetti Pascoal Universidade Federal de Uberlândia
  • Daurea Abadia De-Souza Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Objetivo: Avaliar as condições higiênico-sanitárias de pontos de venda (PV) e analisar a qualidade microbiológica de alimentos de rua comercializados por vendedores ambulantes localizados no Campus Umuarama, Universidade Federal de Uberlândia. Método: Foram investigados no estudo os PV de dez vendedores ambulantes e amostras de alimentos de rua por eles comercializadas. Uma ficha de inspeção higiênico-sanitária (FIHS) foi aplicada nos PV de alimentos antes e três meses após realização de capacitação em boas práticas de fabricação (BPF) de alimentos para os vendedores ambulantes. Alimentos de rua adquiridos nos PV investigados foram analisados para coliformes totais e fecais e Staphylococcus coagulase positiva. Resultados: Na primeira aplicação da FIHS, 9/10 PV inspecionados foram classificados como ruim (<50% de itens em adequação); um PV apresentou classificação regular (51-75% de adequação), e nenhum PV foi classificado como bom (>75% adequação). Na segunda aplicação da FIHS, 4/10 PV foram classificados como regular, e seis PV continuaram sendo classificados como ruim. Nenhum ponto de venda foi classificado como bom. Todas as amostras de alimentos apresentaram contagem de coliformes totais e fecais <3NMP/g de alimento e Staphylococcus coagulase positiva <10UFC/g, ou seja, valores abaixo da faixa de referência dos métodos. Conclusão: Apesar da inadequação higiênico-sanitária dos PV, outros fatores, possivelmente relacionados à prática de comercialização dos alimentos adotada pelos manipuladores nos PV, podem dificultar a contaminação microbiológica dos alimentos e contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos alimentos de rua.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-12-21

How to Cite

NONATO, I.L., FONSECA, V.R. e S., PAZ, J.G. da, NOMELINI, Q.S.S., PASCOAL, G.B. and DE-SOUZA, D.A., 2012. QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE PONTOS DE VENDA E ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ALIMENTOS DE RUA COMERCIALIZADOS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO. Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 6, pp. 1061–1071. [Accessed23 February 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19680.

Issue

Section

Health Sciences