Espacialização do banco de sementes de plantas daninhas sob diferentes manejos de cana-de-açúcar em rio brilhante, MS=Geographical distribution of the weeds seed bank of under different managements of sugar cane in rio brilhante, MS

Authors

  • Ellem Cristina Alves Ferreira
  • Cristiane Gonçalves de Mendonça
  • Rafael Montanari
  • Ana Cássia Silva Possamai
  • Cristina Gonçalves de Mendonça

Keywords:

Saccharum spp. Geoestatística, Krigagem, Agricultura de precisão

Abstract

O setor sucroalcooleiro está em pleno crescimento no Estado de Mato Grosso do Sul e, com isso a preocupação com os sistemas de colheita passam a ser estudadas, pois estes sistemas podem influenciar na interferência da comunidade infestante de plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar. O manejo integrado unido à ferramenta geoestatística visa evitar perdas de produtividade devido à interferência de plantas daninhas. O objetivo deste trabalho foi estudar a variabilidade espacial do banco de sementes de plantas daninhas em função do sistema de colheita de cana-de-açúcar (sem queima e com queima). O experimento foi realizado na área de cultivo comercial da Usina ETH Bioenergia S/A Unidade Eldorado. As amostras de solo foram retiradas com trado da camada de 0,00 a 0,40 m de profundidade, nos dois sistemas de colheita. A parcela experimental foi composta por uma malha constituída por 50 pontos georreferenciados com distâncias irregulares. As amostras de solo foram levadas para a casa de vegetação para emergência das plântulas. O número de espécies daninhas foi analisado por meio de análises estatísticas descritivas e de técnicas geoestatísticas. As sementes de picão-preto, dicotiledôneas, capim-amargoso, tiririca, trapoeraba e monocotiledôneas apresentaram dependência espacial do banco de sementes no sistema de colheita com queima da cana-de-açúcar. Para o sistema de colheita da cana queimada apenas a espécie tiririca apresentou dependência espacial de distribuição no banco de sementes. Na colheita de cana sem queima o mapeamento dessas espécies possibilitará por meio dos mapas de krigagem produzidos, aplicações localizadas de herbicidas no manejo integrado de Cyperus rotundus.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-08-08

How to Cite

FERREIRA, E.C.A., MENDONÇA, C.G. de, MONTANARI, R., POSSAMAI, A.C.S. and MENDONÇA, C.G. de, 2013. Espacialização do banco de sementes de plantas daninhas sob diferentes manejos de cana-de-açúcar em rio brilhante, MS=Geographical distribution of the weeds seed bank of under different managements of sugar cane in rio brilhante, MS. Bioscience Journal [online], vol. 29. [Accessed25 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15189.

Issue

Section

Agricultural Sciences