Polinizadores de Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae) em formações vegetacionais de restinga no norte do estado do Rio de Janeiro

Authors

  • Lorena Farizel Cesário Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria Cristina Gaglianone Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Abstract

Visitantes florais e aspectos da polinização da espécie nativa Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae), conhecida como "aroeira-vermelha", foram investigados em duas fisionomias de vegetação de restinga em Grussai/Iquipari (São João da Barra, RJ). Os visitantes florais foram capturados durante 88h em 11 dias de amostragem em flores estaminadas e pistiladas, e o comportamento intrafloral foi estudado a partir de filmagens. Foram capturadas 64 espécies de visitantes florais das ordens Coleoptera, Diptera e Hymenoptera. Abelhas e vespas foram consideradas polinizadores efetivos, pois apresentaram pólen aderido ao corpo e comportamento de forrageio adequado à polinização, diferindo quanto à composição de espécies e abundância de indivíduos nas duas fisionomias de vegetação de restinga. Apis mellifera foi o principal polinizador na formação praial com moitas, enquanto espécies de Halictidae foram consideradas principais agentes de polinização na mata de restinga. A baixa diversidade e abundância de abelhas comparada a outros estudos com a mesma planta podem ser resultantes de importantes mudanças na comunidade de abelhas ao longo do tempo. A conservação dos polinizadores nativos neste ecossistema tão ameaçado é urgente, a fim de preservar a reprodução desta importante espécie vegetal na mata de restinga.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-04-30

How to Cite

CESÁRIO, L.F. and GAGLIANONE, M.C., 2013. Polinizadores de Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae) em formações vegetacionais de restinga no norte do estado do Rio de Janeiro . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 2, pp. 458–467. [Accessed3 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15153.

Issue

Section

Biological Sciences