Crescimento de plantas de girassol cultivadas em ambiente contaminado por chumbo= Growth of sunflower plants cultivated in lead contaminated environment

Authors

  • Petterson Costa Conceição Silva Universidade Federal do Ceará
  • Fábio Nascimento de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Aglair Cardoso Alves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Carlos Augusto Santos de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Anacleto Ranulfo dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Abstract

A utilização de técnicas para amenizar o potencial contaminante de metais no solo, dentre elas, a fitorremediação justifica a então realização de estudos que relacionam espécies vegetais que possuam capacidade de se adaptar aos ambientes contaminados. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as características de crescimento e o índice de tolerância de plantas de girassol cultivadas em ambiente contaminado com chumbo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, utilizando solução nutritiva. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, testando cinco doses de chumbo: 0; 51,8; 103,6; 207,2 e 414,4 mg L-1 de Pb, com quatro repetições. As plantas foram submetidas à aplicação dos tratamentos durante um período de 30 dias. Foram realizadas coletas das seguintes variáveis de crescimento: altura, diâmetro, número de folhas, número de folhas inviáveis, área foliar e clorofila total. Foram coletadas particionadas em folhas, haste (pecíolo+caule) e raiz e posteriormente quantificados os respectivos valores de massa desses componentes. A presença do chumbo promoveu efeito significativo nos valores de todas as variáveis de crescimento. O chumbo reduziu significativamente a massa seca das plantas de girassol quando estavam altas concentrações. As mudas de girassol apresentam um índice de tolerância próximo a 85%, quando cultivado em baixas concentrações.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-11-13

How to Cite

SILVA, P.C.C., DE JESUS, F.N., ALVES, A.C., DE JESUS, C.A.S. and DOS SANTOS, A.R., 2013. Crescimento de plantas de girassol cultivadas em ambiente contaminado por chumbo= Growth of sunflower plants cultivated in lead contaminated environment. Bioscience Journal [online], vol. 29, pp. 1576–1586. [Accessed10 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15091.

Issue

Section

Agricultural Sciences