Indução de resistência em arroz contra Bipolaris oryzae Breda de Hann, através da expressão constitutiva de um gene de quitinase

Authors

  • Maristela dos Santos Rey UFU
  • Daiane de Pinho Beneman
  • Luciano da S. Pinto
  • Fabio Sérgio Paulino da Silva
  • Eugenia Jacira B. Braga
  • Andréa B. Moura
  • Carlos Roberto Pierobom
  • José A. Peters

Keywords:

doença, patógeno, mesocótilo

Abstract

Este trabalho objetivou a transformação genética da cultivar de arroz BRS Taim, para obtenção de resistência ao fungo Bipolaris oryzae, agente da mancha parda. Para a transformação das plantas foi utilizada a cepa LBA 4404 de Agrobacterium tumefaciens transformada com o plasmídeo pMOG 22 que codifica o gene da quitinase do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae. Mesocótilos de arroz foram imersos por 30 min. em solução bacteriana (OD600 = 0,7), contendo acetoceringona (100 Mm). Após os explantes foram co-cultivados por 72 horas em meio MS sem hormônio. Para seleção dos transformantes foi utilizado meio MS com 5 mg L-1 de BAP e 15 mg L-1 de higromicina, incubados a 25±1°C, fotoperíodo de 16 horas e densidade de fluxo de fótons de 42 µmol m-2 s-1. Foram obtidas 5 plantas transformadas, perfazendo uma média de eficiência de transformação de 1,53 %. A resistência das plantas foi observada somente por um dos isolados. Os resultados permitem concluir que as plantas de arroz transformadas com o gene da quitinase(Chit 1)podem reduzir o desenvolvimento do fungo B. oryzae, porém existe uma diferença na reação entre isolados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maristela dos Santos Rey, UFU

Fitopatologia

Published

2012-10-04

How to Cite

REY, M. dos S., BENEMAN, D. de P., PINTO, L. da S., DA SILVA, F.S.P., BRAGA, E.J.B., MOURA, A.B., PIEROBOM, C.R. and PETERS, J.A., 2012. Indução de resistência em arroz contra Bipolaris oryzae Breda de Hann, através da expressão constitutiva de um gene de quitinase . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 5. [Accessed23 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13682.

Issue

Section

Agricultural Sciences