Desenvolvimento e validação de método seguro e ambientalmente adequado para quantificação de atenolol em matéria prima e comprimidos

Authors

  • Isabela Angeli de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ralpho Rinaldo dos Reis Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eduardo Borges de Melo Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Abstract

Um dos ensaios descritos na Farmacopéia Brasileira 5ª Edição (F. Bras. V) para determinação do fármaco anti-hipertensivo atenolol como matéria prima e em comprimidos utiliza espectrofotometria ultravioleta (UV). Porém, o solvente utilizado é o metanol, um agente químico inflamável e tóxico, cujos resíduos químicos são de difícil tratamento. Portanto, é interessante o desenvolvimento de métodos analíticos que sejam mais seguros e ambientalmente adequados. Considerando que o atenolol é solúvel em soluções ácidas diluídas, foi avaliado o uso de ácido clorídrico 0,01 mol.L-1 como um método alternativo. Para isto, foi realizada a validação do novo método avaliando sua linearidade, especificidade, seletividade, intervalo, limite de quantificação e detecção, precisão, exatidão e robustez. Todas as figuras de mérito mostraram-se dentro dos limites recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A comparação com o método original mostrou equivalência estatística entre os métodos. Assim, o método mostrou-se adequado como um procedimento mais seguro e ambientalmente adequado para as etapas de controle de qualidade relacionadas a produção de medicamentos a base de atenolol pelas indústrias farmacêuticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-06-29

How to Cite

LIMA, I.A. de, REIS, R.R. dos and MELO, E.B. de, 2012. Desenvolvimento e validação de método seguro e ambientalmente adequado para quantificação de atenolol em matéria prima e comprimidos . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 3, pp. 484–493. [Accessed8 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13653.

Issue

Section

Health Sciences