Produção classificada de batata em resposta ao espaçamento e critério de recomendação da adubação

Authors

  • Paulo Cezar Rezende Fontes Universidade Federal de Viçosa
  • Júlio Cezar Silveira Nunes Universidade Federal de Viçosa
  • Marialva Alvarenga Moreira Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde

Abstract

Foram instalados dois experimentos em solo argiloso com o objetivo de avaliar a produtividade de batata e o perfil de distribuição dos tubérculos nas diversas classes de tamanho em resposta à combinação de diferentes espaçamentos entre plantas na linha de plantio e critérios de calcular a quantidade de adubo. Um experimento foi irrigado por gotejamento e o outro por aspersão, com os mesmos tratamentos. Foram estudados seis tratamentos resultantes da combinação de três espaçamentos entre plantas na linha (29, 36 e 50 cm) e dois critérios de calcular a dose de adubo (por área ou por número de planta) no delineamento em blocos casualizados e cinco repetições. Nos dois experimentos, a produtividade comercial por área (número e massa de tubérculo) decresceu exponencialmente com o aumento do espaçamento entre plantas e não foi influenciada pelo critério de recomendação do fertilizante. A combinação de dose do adubo calculada por área com o menor espaçamento entre plantas otimizou a produtividade comercial pelo aumento de tubérculos das classes média e pequena além de aumentar a eficiência no uso do adubo. As implicações ambientais, econômicas e práticas dos resultados sobre a produção de batata são discutidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marialva Alvarenga Moreira, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde

Formação acadêmica: Engenheiro Agrônomo Grau acadêmico: Doutorado Endereço institucional: Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde. Rodovia Sul Goiana, km 01, Caixa postal 66, 75901-970 - Rio Verde Goiás Área de atuação: olericultura, nutrição mineral de plantas

Published

2012-06-29

How to Cite

FONTES, P.C.R., NUNES, J.C.S. and MOREIRA, M.A., 2012. Produção classificada de batata em resposta ao espaçamento e critério de recomendação da adubação . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 3, pp. 404–412. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12497.

Issue

Section

Agricultural Sciences