Diversidade de anuros (Amphibia) em áreas recuperada de atividade mineradora no cerrado e de plantio de Eucalyptus urophyla no Brasil Central

Authors

  • Fausto Nomura Universidade Federal de Goiás
  • Natan Medeiros Maciel Universidade Federal de Goiás
  • Elisa Barreto Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Rogério Pereira Bastos Universidade Federal de Goiás

Abstract

A diversidade de anfíbios no Cerrado é ameaçada principalmente pelo aumento das atividades antrópicas. A legislação vigente exige de empreendimentos potencialmente impactantes a implantação de programas ambientais que incluem a recuperação de áreas degradadas e o estudo dos mecanismos ecológicos associados à recolonização de áreas alteradas. Neste estudo, utilizamos os anfíbios para investigar estes padrões e responder às perguntas: (i) existem diferenças na composição de espécies em assembleias de anuros entre áreas de topografia modificada (ATM) e áreas de topografia não modificada (ATNM)? (ii) existe diferença entre a riqueza de anuros entre ATM e ATNM? Apesar do maior número de espécies registradas na ATM (28 espécies) em relação à ATNM (22 espécies), não houve diferença na riqueza quando comparamos as curvas de rarefação ou a riqueza estimada (jackknife1). Entretanto, as duas assembleias diferiram quanto às curvas de abundância relativa, especialmente quanto ao padrão das espécies mais abundantes. Localmente, a análise de co-ocorrência demonstrou que as espécies na ATM co-ocorrem menos do que o esperado ao acaso, o que indica a partilha dos ambientes para reprodução mediada por interações competitivas. A presença de corpos d'água artificiais com alta heterogeneidade estrutural, associados a fragmentos florestais em bom estado de conservação, são fatores que contribuem para a manutenção de uma alta diversidade de anfíbios na área.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-05-02

How to Cite

NOMURA, F., MACIEL, N.M., PEREIRA, E.B. and BASTOS, R.P., 2012. Diversidade de anuros (Amphibia) em áreas recuperada de atividade mineradora no cerrado e de plantio de Eucalyptus urophyla no Brasil Central . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 2, pp. 312–324. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12278.

Issue

Section

Biological Sciences