Eficiência quanto ao uso e resposta à aplicação de nitrogênio de cultivares de arroz em solos de terras altas no sul do estado de Tocantins, SAFRA 2007/2008

Authors

  • Rodrigo Ribeiro Fidelis Universidade Federal do Tocantins
  • Eliane Aparecida Rotili Universidade Federal do Tocantins
  • Manoel Mota dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Hélio Bandeira Barros Universidade Federal do Tocantins
  • Adelmo Martins Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

Abstract

Objetivou-se com este trabalho estudar a eficiência e resposta quanto ao uso de nitrogênio de cultivares de arroz em solos de terras altas no sul do Estado de Tocantins. Os tratamentos envolveram seis cultivares comerciais de arroz (BRS-Bonança BRS-Caiapó, BRS-Sertaneja, BRSMG-Curinga, BRSMG-Conai e BRS-Primavera), que foram cultivadas em dois ambientes distintos. Para simular ambientes com baixo e alto nível de nitrogênio, foram utilizadas as doses 20 e 120 kg ha-1 de nitrogênio, respectivamente. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Através da produtividade de grãos, classificou-se as cultivares quanto à eficiência no uso e resposta a aplicação de nitrogênio. Não foram identificadas cultivares consideradas eficientes e responsivas a aplicação de nitrogênio. As cultivares BRS-Bonança, BRS-Caiapó e BRS-Primavera mostraram-se eficientes e não responsivas à aplicação de nitrogênio.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-06-29

How to Cite

FIDELIS, R.R., ROTILI, E.A., SANTOS, M.M. dos, BARROS, H.B. and RODRIGUES, A.M., 2012. Eficiência quanto ao uso e resposta à aplicação de nitrogênio de cultivares de arroz em solos de terras altas no sul do estado de Tocantins, SAFRA 2007/2008 . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 3, pp. 432–438. [Accessed1 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11655.

Issue

Section

Agricultural Sciences