Raul Seixas e a indústria da música: sociologia do cargo de produtor fonográfico

Autores

  • Lucas Souza
  • Janaina Lobo

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73177

Palavras-chave:

Raul Seixas, indústria fonográfica, produtor musical

Resumo

Este artigo investiga o período em que Raul Seixas (1945-1989) trabalhou como produtor fonográfico, na gravadora CBS, entre 1970 e 1973, e a forma como a experiência no cargo influenciou o habitus artístico do cantor e compositor. Para isso, é feita uma análise das suas funções e responsabilidades enquanto produtor, o significado desse cargo no contexto econômico e cultural de nossa indústria fonográfica e a característica dos artistas e estilos musicais produzidos por ele na gravadora. A partir daí, avança-se na tentativa de uma melhor compreensão da dimensão da incidência desse trabalho como executivo de uma multinacional, tanto no repertório musical do cantor como no direcionamento de sua carreira profissional.

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Biografia do Autor

Lucas Souza

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de graduação em Sociologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção/CE. Autor de A trajetória social de Raul Seixas: uma metamorfose ambulante no rock brasileiro. São Paulo: Alameda, 2016. 

Janaina Lobo

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do curso de graduação em Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção/CE Coautora de Ensaio de promessa de quicumbi entre quilombolas do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Iphan/Gem/PPGMus-UFRGS, 2013. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Souza, L., & Lobo, J. (2023). Raul Seixas e a indústria da música: sociologia do cargo de produtor fonográfico. ArtCultura, 25(47), 243–263. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73177

Edição

Seção

Artigos