Construção e ruína: viagens urbanas ao conceito de patrimônio
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v24-n44-2022-66596Resumo
Fruto de anos de leitura e escrita, o mais novo livro de Lúcia Lippi evidencia algumas das virtudes já identificadas na obra dessa sociólogahistoriadora: o caráter interdisciplinar e, por assim dizer, orgânico de sua abordagem, a articular a dimensão material à simbólica dos seus objetos; a curiosidade intelectual que vai ao encontro de outras frentes de investigação, a sair de certa zona de conforto de seus domínios tradicionais; e a amplitude de visão nos seus temas de pesquisa, por meio de abordagens panorâmicas, a identificar os fenômenos na diacronia e na longa duração. A esses aspectos, somam-se outros, presentes em publicações anteriores, cuja marca do que em princípio a autora chama de “divulgação de conhecimento” aparece em O Brasil dos imigrantes1 e Cultura é patrimônio: um guia.2 Este último, aliás, constitui uma espécie de mote inaugural, espelhado, continuado e ainda mais encorpado em Cidade é patrimônio: uma viagem.
Downloads
Referências
OLIVEIRA, Lucia Lippi (org.). Cidade: história e desafios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
OLIVEIRA, Lucia Lippi. O Brasil dos imigrantes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
OLIVEIRA, Lucia Lippi. Cultura é patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cidade é patrimônio: uma viagem. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.