Poesia colonial e processo histórico: introdução a Cláudio Manuel da Costa

Autores

  • Marcos Rogério Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-08

Resumo

Este artigo procura desenvolver uma análise da poética de Cláudio Manuel da Costa a partir de suas determinações históricas e do modo como essas são incorporadas à fatura de sua poesia, compondo, por dentro, suas principais linhas de força. Os pontos de reflexão se encontram distribuídos em alguns temas-chave, como a figuração da atividade mineradora e suas implicações no processo mais amplo de acumulação primitiva do capital, a criação de um sistema mundo que impulsiona a mundialização da cultura e a sensação de desalinho, transposta para o plano da forma literária, entre a realidade criada a partir da convenção literária e a realidade histórica objetiva. O saldo é uma poesia de convenção com marcas específicas, resultando numa poética elaborada e problematizadora da marcha histórica.

Palavras-chave: poesia árcade; processo histórico; formalização artística.

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Biografia do Autor

Marcos Rogério Cordeiro

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coorganizador do livro A crítica literária brasileira em perspectiva. São Paulo: Ateliê, 2013.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Cordeiro, M. R. (2017). Poesia colonial e processo histórico: introdução a Cláudio Manuel da Costa. ArtCultura, 19(35). https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-08

Edição

Seção

Dossiê: Cultura luso-brasileira