Repactuar o romance histórico e a ficção biográfica: sobre HHhH, de Laurent Binet
DOI:
https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-03Resumo
O ensaio analisa o romance HHhH (2009), de Laurent Binet. Argumentase que o narrador apresenta um conjunto de cláusulas estipuladas como pré-condições para a reconstrução narrativa do passado histórico: esta deve ser escrupulosa, no sentido da fidelidade ao efetivamente acontecido, e ao mesmo tempo pictoriamente rica, um relato cheio de vida. Argumentase também que a encenação ficcional dos dilemas do narrador, a respeito da construção do relato, torna possível o engajamento do leitor em um produtivo diálogo interno. Tal diálogo permite a consideração, pelo leitor, dos termos da proposta radical de repactuação do romance histórico e da ficção biográfica, como figurada no romance.
Palavras-chave: ficção histórica; ficção biográfica; literatura francesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.