Dias Gomes entre textos e cenas: a construção e a reconstrução de um autor

Autores

  • Kátia Rodrigues Paranhos

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n34-2017-1-09

Resumo

As balizas temporais que enquadram e classificam as obras de um autor estão associadas a processos de demarcação de seu sentido que se revelam muitas vezes móveis e fugidios. Nessas operações, empreende-se um trabalho de apropriação e reapropriação de seu significado por vezes estranho às intenções que guiaram os autores dessa ou daquela obra. Dias Gomes e sua produção teatral não escaparam, obviamente, a determinadas periodizações e classificações que implicam, no fundo, maneiras de ver e editar que procedem a construções e reconstruções várias, quando não a desconstruções. Neste artigo, pretendo examinar a trajetória do dramaturgo Dias Gomes tendo como referências básicas os textos teatrais e os livros lançados pelas editoras Civilização Brasileira, nos anos 1970, e Bertrand Brasil, na década de 1980.

Palavras-chave: Dias Gomes; autoria; edições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Rodrigues Paranhos

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora do CNPq. Coorganizadora, entre outros livros, de Cena, dramaturgia e arquitetura: instalações, encenações e espaços sociais. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.

Downloads

Publicado

01-07-2017

Como Citar

Paranhos, K. R. (2017). Dias Gomes entre textos e cenas: a construção e a reconstrução de um autor. ArtCultura, 19(34). https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n34-2017-1-09

Edição

Seção

Dossiê: História no teatro & teatro na História