Teatro de grupo contra o deserto do mercado
Resumo
Desde que o Brasil adotou a pauta neoliberal, toda a produção cultural passou a ser rigorosamente determinada pelos interesses de mercado e o próprio Estado curvou-se às exigências do Capital. O teatro paulista foi o primeiro setor a reagir ao desastre, criando o movimento "Arte contra a barbárieâ€? para tentar contrapor-se ao processo. Este texto procura dar conta de alguns aspectos de sua intervenção.
PALAVRAS-CHAVE: teatro de grupo; mercado; produção cultural.
ABSTRACT
Since Brazil has adopted neoliberal politics, all cultural production became strictly defined by the market and the State itself has been totally bowed to Capital demands. At São Paulo, the first reaction against the disaster came from theater groups. They created a movement named "Art against barbarismâ€? aiming to confront this policy. This text tries to make a brief account of some aspects of their reasons and actions.
KEYWORDS: theater groups; market; cultural production.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.