A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani
Resumo
Este artigo abordará as relações entre história e biografia a partir do romance Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca. O livro será tomado como um tipo de "escrita de si", investigando a idéia de "onipresença invisível" para explicar o controle que o escritor mantém sobre a sua obra. Nesse processo, interessa-nos pensar o que Verena Alberti chama de "deslizamento entre autor e personagem", onde, imbuído da tarefa de "outrar-se" através das personagens, o autor se coloca na "zona de sombra", região composta pelo "ângulo de refração" entre autor e personagem, segundo Costa Lima. A hipótese é a de que a persona literária do escritor Rubem Fonseca foi tecida tendo como base a ficcionalização de si mesmo, silenciando algumas facetas da sua vida pública (como a participação no Ipes) enquanto outras foram exaltadas (como a censura). Palavras-chave: Rubem Fonseca; literatura e história; história e biografia. ABSTRACT: This article aims to emphasize the relations between History and Biografy through Rubem Fonseca's novel Bufo & Spallanzani. The book will be took as a kind of "himself writing" investigating the idea of "invisible omnipresence" to explain the control that writer keeps about his work. In this process, is interesting to think what Verena Albert called "sliding between author and character", which, involved in the activity of "to be another" through his characters, the author put himself in a "shadow's zone", area composed by the "refraction's angle" between author and character, according to Costa Lima. The hypothesis is that the literary persona of Rubem Fonseca's writer was woven based on the process of create a fiction of himself, keeping silence about certain aspects of his public life (as the participation in Ipes), while another are glorify (as the censorship).
keywords Rubem Fonseca; literature and history; history and biography.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.