Noel Rosa: uma poética do samba
Resumo
Analisa-se a filiação da obra de Noel Rosa a uma poética própria do samba, que estava sendo construída na década de 30 do século XX por vários compositores cariocas. Essa poética, cuja principal marca é o tom coloquial, foi arquitetada mesclando traços do discurso prosaico aos efeitos do discurso poético. Pela análise do samba "Com que roupa?" verifica-se esse procedimento desde as marcas entoativas do discurso falado na melodia e na interpretação até registros de marcas de oralidade nas letras, passando por efeitos sintáticos e semânticos mais próprios do discurso coloquial. No final do ensaio, propõe-se a filiação da obra de Noel Rosa ao que o dramaturgo italiano Luigi Pirandello chamou de humorismo - uma categoria discursiva que atrela o discurso coloquial a um tipo de humor mais crítico. Noel Rosa; poética; tom coloquial. ABSTRACT: This essay analyzes Noel Rosa's work affiliation to a proper poetics of samba, which was being developed by many composers from Rio de Janeiro during the 30s in the 20th century. Such poetics, mainly characterized by its colloquial tone, was created by combining traits of the prosaic discourse with the effects of the poetic discourse. In the analysis of Com que roupa?, this procedure is verified from the intonation marks of the spoken discourse in its melody and interpretation, from the syntactic and semantic effects more typical of the colloquial discourse, to the registers of orality in its lyrics. Ultimately, this essay proposes that Noel Rosa be affiliated to what the Italian dramatist Luigi Pirandelo referred to as humorism - a discursive category that associates the colloquial discourse with a type of more critical humor.
keywords Noel Rosa; poetics; colloquiality.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.