Três exposições individuais e três auto-retratos de Visconti: uma breve síntese de sua obra
Resumo
Eliseu d'Angelo Visconti (1866-1944) foi, em toda a sua carreira, um pintor excepcional e múltiplo. Hoje é aclamado como pioneiro do Design e precursor do modernismo brasileiro. Visconti tinha a fama de pintor avesso a exposições individuais, entretanto, é possível localizar, em sua carreira, ao menos três dessas mostras de pintura no Rio de Janeiro. Em épocas sucessivas, marcadas por essas três exposições individuais, Visconti foi considerado um mestre do nu, do retrato e da paisagem. Também, em três de seus auto-retratos, podemos perceber a presença simbólica desses gêneros que dominou tão bem, embora ele próprio não os considerasse de tanta importância. Neste artigo, utilizamos essas exposições individuais e esses auto-retratos para obter uma pequena síntese do trabalho de Visconti.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.